Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42540
Tipo: Livro
Título: Saúde comunitária pensar e fazer
Autor(es): Góis, Cezar Wagner de Lima
Palavras-chave: Cidadania;Práticas Sociais;Epistemologia
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: Aderaldo & Rothschild Editores
Citação: GÓIS, Cezar Wagner de Lima. Saúde comunitária pensar e fazer. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores. 2008. 257p.
Resumo: Cezar Wagner, mais do que professor da Universidade Federal do Ceará, é intelectual orgânico. É referência internacional em psicologia comunitária, educação biocêntrica e planejamento participativo. De forma consciente e fundamentada em seu compromisso social e numa visão de que a ciência não é neutra, elegeu a luta pela promoção da vida dos excluídos em nossa sociedade desigual como prioridade de seu trabalho cotidiano. Mais uma peculiaridade importante do autor deve ser destacada. Ele faz uma opção pelo povo oprimido e constrói este trabalho coletivamente, de forma amorosa, destacando a todo o momento a importância da afetividade nas relações humanas. Neste trabalho, ele inicialmente traz para nossa reflexão as bases epistemológicas de sua práxis. Inicia propondo a superação da visão antropocêntrica de nossa sociedade por uma cultura biocêntrica, em que o “Planeta Terra” e a “Vida” em si devem ser valorizados e protegidos, e não apenas o “homem”, deixando claro que a vida humana é apenas um fio do tecido terrestre. Propõe que dancemos em harmonia com o cosmo: “tecer a vida é, a cada dia, celebrar o ato criador, sentir-se brotando por dentro e por fora. . .”[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42540
Aparece nas coleções:CH - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_liv_cwlgois2.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.