Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42576
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do pibid: formação e prática no subprojeto letras língua portuguesa da Universidade Federal do Ceará
Título em inglês: Pibid evaluación: formación y práctica en el subproyecto de la letras lengua portuguesa de la Universidad Federal de Ceará
Autor(es): Menezes, Erineuda Ferreira Fernandes de
Orientador: Bezerra, Roselane Gomes
Palavras-chave: Avaliação em profundidade;Professor reflexivo;Pibid língua portuguesa
Data do documento: 2019
Citação: MENEZES, Erineuda Ferreira Fernandes de. Avaliação do pibid: formação e prática no subprojeto letras língua portuguesa da universidade federal do Ceará. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Tendo em vista que toda política pública é uma forma de regulação ou intervenção na sociedade, que representa um conjunto de ações ou omissões do Estado, a “Avaliação” surge para apresentar respostas à sociedade, referente às políticas públicas existentes ou mesmo diagnosticar quais políticas públicas necessitam ser implementadas. Dessa forma, dois movimentos surgem nas décadas de 80/90 no país, o movimento para avaliação de políticas públicas e o movimento reformista na formação inicial de professores da educação básica. Com a publicação da LDB 9.394/1996, foi recorrente a criação de políticas públicas em torno da formação inicial. Dentre os principais programas do MEC voltados à formação de professores, surge o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o marco legal foi formalizado em 12 /12/2007, por meio da Portaria normativa nº 38, que instituiu o Programa. A UFC participa do programa com vários Subprojetos, dentre os quais, o Subprojeto de Língua Portuguesa, objeto de estudo deste trabalho. Desta feita, tem-se como objetivo geral, com base na Avaliação em Profundidade, utilizando uma abordagem qualitativa e interpretativa na busca dos sentidos e significados, tentar realizá-la, pleiteando avaliar o Pibid/Letras Língua Portuguesa/UFC, também, do ponto de vista dos atores envolvidos, buscando entender como a política chega e se transforma ou faz transformar. A problematização básica que impulsiona o trabalho é: Como programa de formação inicial docente em que medida os sujeitos envolvidos no programa percebem a docência reflexiva? Sobre o método, um Estudo de Caso. As técnicas de coletas se deram a partir de bibliografias, pesquisa documental e de campo com realização de grupos focais e entrevistas em profundidade. Considera-se como resultados que o Pibid surge num contexto nacional de desvalorização dos cursos de licenciaturas, visto que nos últimos 10 anos (2006 a 2016) as matrículas nos referidos cursos estão sempre em defasagem em relação aos bacharelados. Sobre a perspectiva da docência reflexiva tentando compreender como essas relações foram internalizadas pelos sujeitos envolvidos, a pesquisa percebeu que por mais que vivenciem a prática reflexiva, o conhecimento acerca da prática reflexiva não faz parte do lugar. Mas ainda assim, o Subprojeto Língua Portuguesa, transformou vidas no campo profissional, transformou medos em alegria, na alegria de ensinar e receber ensinamentos.
Resumen: En vista de que toda política pública es una forma de regulación o intervención en la sociedad, que representa un conjunto de acciones u omisiones del Estado, la "Evaluación" surge para presentar respuestas a la sociedad, referente a las políticas públicas existentes o incluso diagnosticar qué políticas públicas necesitan ser implementadas. De esa forma dos movimientos surgen en las décadas de 80/90 en el país, el movimiento para evaluación de políticas públicas y el movimiento reformista en la formación inicial. Con la publicación de la LDB 9.394 / 1996, fueron recurrentes la creación de políticas públicas en torno a la formación inicial. En el marco de los principales programas del MEC dirigidos a la formación de profesores, surge el Programa Institucional de Beca de Iniciación a la Docencia (Pibid), el marco legal fue formalizado el 12/12/2007, por medio de la ordenanza normativa nº 38, que instituyó el Programa. La UFC participa en el programa con varios sub-proyectos, entre ellos, el Subproyecto portugués, objeto de estudio de este trabajo, esta vez, tiene como objetivo general, sobre la base de la evaluación en profundidad, utilizando un enfoque cualitativo e interpretativo para buscar los sentidos y significados, tratan de hacerlo con el fin de evaluar la Pibid / Letters portugués / UFC, también desde el punto de vista de los actores involucrados. Buscando entender cómo la política llega se transforma o hace transformar. La problematización básica que impulsa el presente trabajo es: ¿Cómo programa de formación inicial docente en qué medida los sujetos involucrados en el programa perciben la docencia reflexiva? Sobre el método utilizado será un Estudio de Caso. Las técnicas de recolección de datos se dieron a partir de bibliografías, investigación documental y investigaciones de campo con la realización de grupos focales y entrevistas en profundidad. Se considera como resultados que el Pibid surge en un contexto nacional de desvalorización de los cursos de licenciaturas, ya que en los últimos 10 años (2006 a 2016) las matrículas en dichos cursos están siempre en desfase en relación a los bachilleratos. En cuanto a la evaluación sobre la perspectiva de la docencia reflexiva tratando de comprender cómo esas relaciones fueron internalizadas por los sujetos involucrados, la investigación percibió que por más que vivencian la práctica reflexiva, la teoría no forma parte del lugar. Pero aún así, el Subproyecto portugués, vidas transformó en el campo profesional, transformó miedos en alegría, en la alegría de enseñar y recibir enseñanzas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42576
Aparece nas coleções:PPGAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_effmenezes.pdf3,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.