Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42650
Title in Portuguese: Realização de inventários qualitativos dos laboratórios de ensino, pesquisa e extensão como Projeto Piloto para Avaliação de Riscos na UFC
Author: Moura, Ian Holanda Herbster
Garcia, João Pedro Rodrigues
Nogueira, Tiago Rocha
Machado, Francisca Lívia de Oliveira
Albuquerque, Augusto Teixeira de
Torres, Geovany Rocha
Keywords: Mapa de Riscos
Inventário
Resíduos
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: MOURA, Ian Holanda Herbster; et al. Realização de inventários qualitativos dos laboratórios de ensino, pesquisa e extensão como Projeto Piloto para Avaliação de Riscos na UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis 9).
Abstract in Portuguese: A Universidade Federal do Ceará é composta, dentre as suas diversas unidades, de laboratórios de ensino, pesquisa e extensão, os quais desenvolvem, majoritariamente, atividades com diversos riscos. Tendo isso em vista, o presente trabalho consistiu em coletar informações em inventários qualitativos de reagentes, resíduos e equipamentos de alguns laboratórios da UFC dos Centros de Ciências, Tecnologia e Ciências Agrárias, bem como aplicar questionários de recursos estruturais, segurança e histórico de acidentes nesses locais, para finalmente elaborar mapas de risco dos mesmos. Elaborou-se um modelo de formulário on-line, o qual era enviado por e-mail aos laboratórios dos centros supracitados e, à medida que iam sendo respondidas, todas as informações eram organizadas em documento padrão desenvolvido para esse fim. Posteriormente, era agendada uma visita ao laboratório a fim de serem avaliados os riscos de diversos tipos (físico, químico, biológico, ergonômico e de acidente) para elaboração do mapa de risco, de acordo com metodologia utilizada pela Divisão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (DESMT/PROGEP). Finalmente, os mapas elaborados eram disponibilizados aos laboratórios para impressão e afixação no ambiente de trabalho. Este projeto é uma ação da Divisão de Gestão Ambiental, que visa otimizar a segurança nos laboratórios, tendo em vista os diversos riscos existentes com o manejo dos reagentes, resíduos e demais componentes presentes nesses ambientes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42650
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_ihhmoura.pdf50,02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.