Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42687
Tipo: Resumo
Título: Fatores extrínsecos ao campo de jogo relacionados a prática que possam possibilitar uma melhor formação de professores de EF.
Autor(es): Costa Júnior, Mairam Kilder de Lima
Souza, Wildner Lins de
Palavras-chave: Prática Atuação;Bolsa de Incentivo ao Desporto;Profissional
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: COSTA JÚNIOR, Mairam Kilder de Lima; SOUZA, Wildner Lins de. Fatores extrínsecos ao campo de jogo relacionados a prática que possam possibilitar uma melhor formação de professores de EF. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).
Resumo: Este artigo apresenta algumas vivências, por exemplo, viagens para arbitrar jogos, que vão além do desempenho exigido pela Bolsa e contribuíram para uma melhor formação de professores de Educação Física, além de afirmar que a prática é importantíssima para o processo de ensino-aprendizagem do aluno-professor. Ademais, o conceito de prática adotado foi o de SCHÖN sendo explicado no artigo. Outro conceito abordado que também foi proposto por SCHÖN é o de experiências reflexivas. Além do mais, observou-se necessário um apanhado histórico para melhor entendermos o panorama do campo de atuação do profissional de Educação Física. Essas vivências foram proporcionadas pela Bolsa de Incentivo ao Desporto da Universidade Federal do Ceará. Por algumas pessoas, percebo que a Bolsa de Incentivo ao Desporto ainda é muito questionada, afirmo no artigo a veemência do projeto. Contudo, é necessário atribuir valor à prática, não se desfazendo da teoria que também faz parte da base de formação de professores, visando uma reflexão sobre a futura atuação destes profissionais. Questionamentos fazem-se necessários: Até quando um profissional pode atuar com excelência sem ter refletido muitas vezes sobre o que tenha feito relacionado ao seu campo de atuação? Qual a qualificação do mesmo sem ter tido nenhuma vivência prévia e assistida sobre seu campo de atuação? Será que somente a teoria prepara um bom profissional?
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42687
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mklcjunior.pdf49,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.