Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42698
Tipo: Resumo
Título: A cozinha cearense na gastronomia brasileira.
Autor(es): Santos, Paulo Henrique Ribeiro dos
Gondim Neto, Leopoldo
Palavras-chave: Cozinha cearense;Preparações;Gastronomia
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SANTOS, Paulo Henrique Ribeiro dos; GONDIM NETO, Leopoldo. A cozinha cearense na gastronomia brasileira. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).
Resumo: A culinária cearense é o resultado de uma mistura de culturas – portuguesa, tupi, afro – em proporções desiguais. Herdamos dos portugueses as sopas, os caldos, os cozidos de carnes e peixes, os doces temperados com cravo canela e erva doce. Dos índios, herdamos as papas e todos derivado da mandioca (Barroso). A culinária cearense pode ser caracterizada entre as regiões, como no sertão, na serra e no litoral, cada região tem as suas receitas com características próprias, embora as diversas preparações possam ser vistas em todas as regiões, como o baião-de-dois, a paçoca, a carne do sol com jerimum, a peixada cearense e a salada de feijão verde (Rocha). Este trabalho tem como objetivo situar a gastronomia cearense dentro da região nordeste mostrando os principais ingredientes de sua cozinha e suas preparações . A pesquisa foi feita através de material bibliográfico, revistas, mídias digitais como a TV e a internet, fazendo o levantamento de todos os ingredientes e preparações mais comum na cozinha cearense e que seriam realizadas na disciplina de Brasileira II do curso de Gastronomia da universidade federal do Ceará. Os ingredientes seriam: caranguejo, tilápia, camarão, coco, maxixe, feijão de corda, galinha caipira, queijo coalho, manteiga da terra e nata, e as preparações: quebra-queixo, cocada, feijão-verde, peixada cearense, baião-de-dois, casquinha de caranguejo, frango na lata e maxixada. Espera-se que no final da disciplina possamos reconhecer a nossa cozinha cearense aplicando corretamente os ingredientes nas preparações e conhecer suas origens desde a natureza até a finalização do prato.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42698
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_phrsantos.pdf48,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.