Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42755
Title in Portuguese: Prevalência de calcificação de tecido mole de cabeça e pescoço diagnosticada com radiografia panorâmica digital na população nordestina.
Author: Freire, Jonh Lennon
Advisor(s): Sampieri, Marcelo Bonifácio da Silva
Keywords: Calcificação de tecidos moles
Radiografia panorâmica digital
Estudo epidemiológico
Issue Date: 2018
Citation: FREIRE, J.L. (2018)
Abstract in Portuguese: JUSTIFICATIVA: A ortopantomografia é uma ferramenta diagnóstica com papel relevante na detecção precoce de patologias e anomalias da cabeça e pescoço, como as calcificações dos tecidos moles. A ortopantomografia digital é a ferramenta diagnóstica de imagem mais utilizada em odontologia. É uma radiografia de baixo custo, de fácil realização, que permite a visualização da mandíbula, maxila e outras estruturas craniofaciais, sem expor o paciente a altas doses de radiação. Este estudo tem grande relevância, pois visa avaliar a prevalência de placas de ateroma e tonsilólitos com radiografia panorâmica digital na população do nordeste brasileiro. MÉTODOS: Um total de 500 ortopantomografias digitais foram avaliadas, mas apenas 365 foram elegíveis para inclusão neste estudo. A calcificação dos tecidos moles foi classificada em tonsilólitos e arteroclerose. Sexo e idade foram correlacionados com calcificação pelo teste de Fisher. Após uma análise interexaminadores foi realizada a utilização do teste kappa. RESULTADOS: Calcificações foram diagnosticadas em 6 radiografias, sendo 3 tonsilolitos e 3 arteroclerose. A arteriosclerose foi encontrada apenas em pacientes com mais de 40 anos de idade. Este achado foi estatisticamente significante p ≤ 0,05. CONCLUSÕES: Mesmo assim, a prevalência de calcificações em tecidos moles é baixa, a detecção dessas patologias através da radiografia panorâmica digital torna-se relevante uma vez que doenças vasculares poderiam ser diagnosticado em fases iniciais, permitindo assim uma gestão adequada da condição clínica subjacente.
Description: FREIRE, J.L. Prevalência de calcificação de tecido mole de cabeça e pescoço diagnosticada com radiografia panorâmica digital na população nordestina. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42755
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ODONTOLOGIA - SOBRAL - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_jlfreire.pdf564,02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.