Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42994
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Avaliação emancipatória ou regulatória?
Autor(es): Andriola, Wagner Bandeira
Esmeraldo, Antonio José
Silva, João Eudes Moreira da
Silva, Manoel Sampaio da
Palavras-chave: Sistemas educativos;Sociedade civil;Universidade
Data do documento: 2005
Citação: ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ESMERALDO, Antonio José; SILVA, João Eudes Moreira da; SILVA, Manoel Sampaio da. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Avaliação emancipatória ou regulatória? In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Avaliação: múltiplos olhares em torno da educação. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 109-134.
Resumo: Diante de tantos processos avaliativos, não causa nenhuma surpresa a afirmação de que, no Brasil, alcançamos uma certa maturidade avaliadora. O termo maturidade revela certo grau de progresso da nossa sociedade, pois nos damos conta de que os sistemas educativos representam uma das maiores empresas de intervenção social. Sua atividade e seus produtos afetam, direta ou indiretamente, a maioria dos membros da sociedade civil. Avaliar o seu funcionamento é algo de extremada relevância, já que uma enorme quantidade de verba pública é utilizada para tal. devendo, portanto, ser gerenciada e controlada, adequadamente, pela sociedade civil.(ANDRlOLA, 2003, p.159). Para entender-se a avaliação e a regulação do Ensino superior brasileiro, faz-se necessário um exame de toda a legislação dos anos 1990, que sofreu influência da conferência "Educação para Todos" ocorrida em 1990, em Jontien, na Tailândia. Este acontecimento tornou-se um marco para as conseqüentes mudanças dos diversos sistemas educacionais do globo, patrocinados pelo Banco Mundial e Fundo Monetário internacional (FMI). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42994
ISBN: 85-7282-172-4
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_capliv_wbandriolaajesmeraldo.pdf15,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.