Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43135
Tipo: Resumo
Título: Atividade voluntária com crianças como pré requisito para intercâmbio: uma experiência na unidade universitária federal de educação infantil núcleo de desenvolvimento da criança (UUNDC).
Autor(es): Ferreira, Suellen Mangeth
Freire, Diana Isis Albuquerque Arraes
Palavras-chave: Educação Infantil.;Experiência Voluntária.;Crianças.
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: FERREIRA, Suellen Mangeth; FREIRE, Diana Isis Albuquerque Arraes. Atividade voluntária com crianças como pré requisito para intercâmbio: uma experiência na unidade universitária federal de educação infantil núcleo de desenvolvimento da criança (UUNDC). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).
Resumo: Na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança, a autora deste trabalho cumpriu um pré requisito para fazer intercâmbio: ter experiência voluntária com crianças. O objetivo deste trabalho é socializar esta experiência ocorrida durante o semestre 2016.1. Justifica-se essa partilha pelo interesse de comprometimento da UUNDC com estudantes da UFC, como espaço aberto à pesquisa, ensino e extensão. É relevante dizer que a busca para esta experiência foi feita por uma estudante de Administração, algo incomum para a instituição, mais procurada por estudantes da área de Educação, licenciaturas e Psicologia. Como metodologia, a estudante compareceu à UUNDC duas vezes por semana, na turma de Infantil 5, e suas atribuições foram estar junto às crianças, brincando e ajudando-as nas necessidades da rotina, auxiliando também a professora da turma. A estudante e a professora realizaram trocas de saberes sobre Educação e Administração. A estudante refletiu sobre a prática pedagógica diferenciada na instituição, distinta da perspectiva tradicional e baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), em que a criança é o centro do planejamento e as práticas são conduzidas por interações e brincadeiras, com experiências que promovem o desenvolvimento integral das crianças, conforme as DCNEI (BRASIL, 2009). Como resultado dessa experiência, a estudante e a professora expandiram seus conhecimentos acerca de Educação e Administração. A estudante afirma que ampliou seu entendimento sobre o universo infantil, compreendendo o valor da brincadeira e do diálogo, enxergando a criança como agente ativo na construção dos saberes e cultura. Outro ganho foi o seu crescimento pessoal. Para as crianças, a convivência se refletiu em espontaneidade, confiança.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43135
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_smferreira.pdf50,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.