Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43153
Tipo: Resumo
Título: Iniciação à docência nas áreas de exatas em aprendizagem cooperativa
Autor(es): Rosendo Júnior, José
Meneses, David Guedes Sousa
Matos, Victor César Fonseca
Andrade Neto, Manoel
Palavras-chave: ETMFA;Cooperação;Aprendizagem
Data do documento: 2016
Citação: ROSENDO JÚNIOR, José et al. Iniciação à docência nas áreas de exatas em aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumo: O trabalho apresenta o relato de experiência sobre a metodologia da Aprendizagem Cooperativa (AC) na formação acadêmica e pessoal de estudantes de ensino médio da rede pública, visando uma preparação nas áreas de Matemática, Física e Química para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). A técnica usada é a ETMFA (Exposição Introdutória – Tarefa individual – Meta coletiva – Fechamento - Avaliação individual) que é uma forma de transição entre a metodologia tradicional e a da aprendizagem cooperativa. Para as áreas citadas, a metodologia visa propiciar alguns pontos, tais como: clima emocional mais agradável, aproximação do conteúdo para uso prático no cotidiano do estudante, interação aluno – aluno que permite uma melhor compreensão dos termos específicos da área. O compartilhamento do conteúdo estudado, também objetiva uma organização lógica das ideias e uma maior diferenciação de métodos para a resolução de problemas. A metodologia utilizada, ETMFA, é desenvolvida através de 5 etapas. A primeira é expositiva, na qual o professor dá uma pequena introdução de cerca de 1/5 do tempo total da aula; a segunda é a tarefa individual, onde cada integrante do grupo fica responsável por uma parte do conteúdo. Logo em seguida, na terceira etapa, ocorre a atividade em grupo, onde cada um compartilha seu conteúdo e realizam uma meta coletiva. A quarta é o fechamento, em que ocorre uma espécie de revisão de todo o conteúdo trabalhado. A quinta etapa é a avaliação individual, em que é analisada qualitativamente se os estudantes assimilaram de fato, o conteúdo. Esperamos como resultados, uma assiduidade de em média 60 estudantes, onde todos possam além de se prepararem para o ENEM, interiorizar valores sociais, visados pela AC. Pode-se concluir que a metodologia apresentada visa uma formação acadêmica e social do aluno, bem como a necessidade de uma preparação específica para estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43153
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jrjunior.pdf50,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.