Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43163
Title in Portuguese: A contradição do não idêntico sob o aspecto da identidade na "dialética negativa" de Theodor Adorno e suas consequências para a educação
Author: Rech, Hildemar Luiz
Lima, Isaías Batista
Keywords: Dialética Negativa e educação
Capitalismo tardio
Dialética Negativa e Razão Crítica
Dialética Negativa de Adorno
Issue Date: 2012
Citation: RECH, Hildemar Luiz; LIMA, lsaías Batista. A contradição do não idêntico sob o aspecto da identidade na "dialética negativa" de Theodor Adorno e suas consequências para a educação. IN: SOUSA, Antonia de Abreu; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; ALBUQUERQUE, Raimundo José de Paula (orgs.). O mundo do trabalho e a formação crítica. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p.
Abstract in Portuguese: Para Adorno, o conceito se explicitou como insuficiente e a práxis se mostrou falha no contexto do Iluminismo e, especialmente, no capitalismo tardio. Independentemente do que pretendesse a teoria, o retorno à Filosofia se impôs pela própria não identidade entre teoria e práxis e pelas próprias carências e deficiências inerentes a ambas. E, por isso, a consciência do não idêntico entre a realidade e o conceito, entre a práxis e a teoria é o núcleo da dialética negativa (ADORNO,1995a).[...] A razão crítica apoiada na dialética negativa significa um movimento de ruptura com a razão identificadora que, segundo Adorno, sustenta o equívoco de procurar explicar o mundo a partir da construção de uma identidade com ele. Identidade esta realizada apenas de modo teórico e imposta unilateralmente pela práxís, como se a realidade pudesse ser encaixada sem resíduos em modelos teóricos de identificação (ADORNO, 1975).[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43163
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
ISBN: 978-85-7282-497-2
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_capliv_hlrech.pdf10,39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.