Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43203
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Estratégias de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no contexto do atendimento educacional especializado
Autor(es): Oliveira Neta, Adelaide de Sousa
Gomes, Adriana Leite Limaverde
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Atuação Docente;Sala de Recursos Multifuncionais - Recursos multifuncionais
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: UFCE; MC&C
Citação: OLIVEIRA NETA, Adelaide de Sousa; GOMES, Adriana Leite Limaverde. Estratégias de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no contexto do atendimento educacional especializado. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 47-61.
Resumo: Este texto objetiva discutir sobre a importância da promoção de estratégias de aprendizagens no trabalho junto aos alunos que apresentam deficiência intelectual no contexto do Atendimento Educacional Especializado. A atuação do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) consiste em propor situações-problema que suscitem a necessidade de os alunos que apresentam deficiência intelectual desenvolverem estratégias de aprendizagem, para que possam acessar o conhecimento. Estudos que se dedicam aos processos cognitivos implicados para aprender destacam a importância de se conhecer como o aluno apreende, distingue, analisa e transforma a informação (PFROMM NETO, 1987; POZO, 1996 apud BORUCHOVITCH, 1999). Na Sala de Recursos Multifuncionais, a promoção do uso de estratégias de aprendizagem contribui para que os alunos, sob a mediação do professor do AEE, reflitam sobre seu próprio processo de aprendizagem e exercitem a capacidade de controlar suas estratégias no decorrer de uma situação de resolução de problema. A eficácia quanto ao uso e à seleção de estratégias colabora para o monitoramento da compreensão e a autorregulação, favorecendo a aprendizagem do aluno. Souza (2010) evidencia que o uso das estratégias de aprendizagem pelos indivíduos contribui para a capacidade de exercer a autorregulação. A capacidade de pensar sobre os seus próprios processos de aprendizagem relaciona-se à utilização de estratégias metacognitivas, que implicam a capacidade de controlar e autorregular o próprio conhecimento. Desse modo, favorecer o desenvolvimento e a utilização das capacidades autorregulatórias deveria ser objetivo da educação, uma vez que esta não se resume à transferência de informações ao aluno (BOEKAERTS, 2006). Este texto foi organizado em dois tópicos: no primeiro apresentamos as especificidades da prática pedagógica do professor da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), evidenciando a importância da emergência das estratégias de aprendizagem. No segundo tópico, discorremos acerca da prática pedagógica do professor da Sala de Recursos Multifuncionais por meio da proposição de sequências didáticas que suscitem a emergência de estratégias de aprendizagem por alunos que apresentam deficiência intelectual.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43203
ISBN: 978 85 67589 49 7
Aparece nas coleções:DFE - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_capliv_asoliveiraneta.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.