Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43499
Tipo: TCC
Título: Ictiofauna recifal dos Parrachos de Maracajaú — RN
Autor(es): Feitosa, Caroline Vieira
Orientador: Araújo, Maria Elisabeth de
Palavras-chave: Engenharia de Pesca;Peixes
Data do documento: 2002
Citação: FEITOSA, Caroline Vieira. Ictiofauna recifal dos Parrachos de Maracajaú — RN. 2002. 64 f. . TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002.
Resumo: Os Parrachos de Maracajaú, localizados a 60km de Natal no município de Maxaranguape, servem como zona de abrigo, alimentação e reprodução de diversos animais destacando-se os peixes. As espécies que ocorrem nos Parrachos de Maracajaú estão sendo catalogadas para completar o registro de espécies do Nordeste subsidiando estudos de biogeografia, fornecer elementos para a criação de uma área de proteção ambiental (APA) dos referidos Parrachos e relatar o comportamento dos peixes que vivem nesta região. Os exemplares foram identificados visualmente através de 25 mergulhos autônomos, sendo que 8 foram realizados em janeiro de 2001 e 17 em julho de 2001, fazendo uso de uma placa de PVC para anotações. Foram identificadas 79 espécies pertencentes a 58 gêneros e 36 famílias. A ictiofauna de Maracajaú é mais similar que a fauna das ilhas oceânicas. As espécies foram classificadas quanto à sua reação em relação ao turista ou mergulhador, como ousadas, arredias e indiferentes. O ato de seguir o mergulhador foi observado em Lutjanus synagris e Holocentrus adscensionis. Os dados prévios desta pesquisa contribuíram para a recente criação da Área de Proteção Ambiental, Decreto n° 15.476 de 06 de junho de 2001. Com as observações feitas nesta pesquisa pode-se constatar que os Parrachos mesmo recebendo influência de pescadores e turistas, possui grande diversidade de peixes recifais. A diversidade de peixes de Maracajaú assemelha-se mais àquelas dos estados de Pernambuco e Paraiba, seguidas do Ceará. A diversidade de peixes recifais costuma ser maior na costa diminuindo na proporção que aumenta a distância entre as ilhas e o continente. Pianos de manejo e conservação são fundamentais para a manutenção da biodiversidade dos Parrachos de Maracajaú.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43499
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_tcc_cvfeitosa.pdf65,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.