Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43520
Tipo: TCC
Título: Diagnóstico da pesca e da aqüicultura no município de Icapuí, Ceará : subsídios para o ordenamento pesqueiro e aqüícola
Autor(es): Feitosa, Rommel Darlan
Orientador: Furtado Neto, Manuel Antonio de Andrade
Palavras-chave: Engenharia de Pesca;Aqüicultura;Pesca
Data do documento: 2002
Citação: FEITOSA, Rommel Darlan. Diagnóstico da pesca e da aqüicultura no município de Icapuí, Ceará : subsídios para o ordenamento pesqueiro e aqüícola. 2002. 70 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002.
Resumo: Este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar as atividades pesqueiras e aqüícolas do município de Icapuí, Ceará gerando subsídios para realização futura de um ordenamento pesqueiro e aqüícola para a região costeira do Estado do Ceará. A integração da administração destes recursos visa a garantir a equidade do fornecimento de alimentos, de valores econômicos e do bem-estar social da população. Foram realizadas 120 entrevistas e 3 embarques no período de junho a setembro de 2002, com análise dos principais fatores que interferem no desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira e aquícola. A pesca no município de Icapuí é preferencialmente costeira e o seu principal produto é a lagosta (Panulirus argus e Panulirus laevicauda), sendo capturada através de cangalhas, caçoeiras e compressor. O declínio da pesca da lagosta infere que o município necessita da inserção de outras atividades econômicas para substitui-la. A aqüicultura é realizada através da carcinicultura marinha, na localidade de Barra Grande que possui 23,1 ha de cultivo. Áreas degradadas para a expansão da atividade incluem ainda 345 ha de expansão para a atividade. As principais problemáticas encontradas no Município na questão da pesca são: a dependência de apenas um recurso pesqueiro, a comercialização de lagostas fora do tamanho regulamentado, a inexistência do sentimento de co-responsabilidade na maioria dos atores sociais envolvidos na atividade e a falta de fiscalização mais efetiva dos órgãos competentes. Quanto à aqüicultura podem ser citados a dependência de se cultivar apenas uma espécie (Litopenaeus vannamei) e a alta densidade de estocagem, sem o devido monitoramento ambiental e de biosegurança podendo ocasionar impactos ambientais e aparecimento de enfermidades nos camarões. A infra-estrutura para a pesca e a aqüicultura é precária, não obstante, houve consideráveis melhorias nos últimos anos, de acordo com os dados do presente trabalho. O presente diagnóstico da pesca e da aqüicultura no município de Icapuí, Ceará, mostrou que estas atividades são de extrema importância nas questões econômica, social e ambiental, e que devem ser incentivadas de maneira sustentável. Para tanto, é necessário a implantação de programa integrado para a pesca e a aqüicultura de ordenamento e fomento que possua metas confiáveis, alcançáveis e que contribuam com soluções para os problemas do setor, com destaque para o controle de qualidade do meio ambiente, dos insumos e do produto; as pesquisas integradas sobre manejo, biosegurança, biotecnologia e mercado, e a parceria plena entre os setores público e privado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43520
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_tcc_rdfeitosa.pdf86,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.