Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43828
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Vinicius cheio de graças
Autor(es): Gutiérrez, Angela Maria Rossas Mota de
Quinderé, Fernanda Maria Romero
Palavras-chave: Moraes, Vinicius de, 1913-1980;Poesia brasileira;Música e literatura;Bossa-nova
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica e Editora
Citação: GUTIÉRREZ, Angela Maria Rossas Mota de; QUINDERÉ, Fernanda Maria Romero. Vinicius cheio de graças. In: GUTIÉRREZ, Angela Maria Rossas Mota de; FIÚZA, Regina Pamplona (orgs.). Literatura e outras artes. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015. p. 13-20.
Resumo: [...]Vinicius, o poeta do incerto. Lírico. Livre. Ético. Ao descobrir a poesia entrelaçada à sua alma encontrou o caminho da liberdade e libertou o homem do obscurantismo e da ignorância como os grandes sábios que passaram nesta vida. Intenso. Com ele não havia esta historinha falsa e corriqueira de "cada um por si" encerrada sempre com o triste final da traição de um "adeus para todos". Não, não. Na circunstância imposta de dar adeus aos amigos deixava seu coração amparado na concha das mãos dos seus. Emoção. Havia sim, abraços de alma e de coração com a profundidade dos românticos. Mágico. Mantinha intuitivamente a distância necessária da tal famosa e incômoda intelectualidade encerrada em torre de marfim.[...]A vida fez de Vinicius de Moraes um mito e, como mito não tem explicação, seus estudiosos tornam-se verdadeiros escafandristas à procura de elementos que os convençam a entendê-lo. Entretanto, para alegria geral da nação Viniciana, ele mesmo se encarregou de escrever em apenas uma frase, um detalhe biográfico em forma de autorretrato: "Sou um homem triste com uma grande vocação para a alegria".[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43828
ISBN: 978-85-420-0725-1
Aparece nas coleções:ICA - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_capliv_amrmgutierrezfrmquindere.pdf4,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.