Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43885
Tipo: TCC
Título: Avaliação da qualidade bacteriológica do gelo utilizado na comercialização do pescado na feira do Mucuripe - Fortaleza - Ceará
Autor(es): Sousa, Oscarina Viana de
Orientador: Vieira, Regine Helena Silva dos Fernandes
Palavras-chave: Pescados;Segurança alimentar
Data do documento: 1994
Citação: SOUSA, Oscarina Viana de. Avaliação da qualidade bacteriológica do gelo utilizado na comercialização do pescado na feira do Mucuripe - Fortaleza - Ceará. 1994. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1994.
Resumo: 0 controle de qualidade bacteriológico do pescado, assim como o monitoramento dos riscos de contaminações deste, são de fundamental importância para a Saúde Pública de uma determinada população. 0 pescado é um alimento que sofre continuos manuseios, por vezes inadequado e que têm inicio desde sua captura até sua comercialização. Nesta pesquisa tivemos como objetivo investigar a qualidade bacteriológica do gelo empregado na refrigeração do pescado comercializado na feira do Mucuripe, Fortaleza-Ceará. Foram escolhidas três(3) barracas da feira e de cada uma foram coletadas 10 amostras de gelo, antes do contato com o pescado, em vidros estéreis de boca larga e trazidas para o laboratório. An todo foram analizadas 30 amostras. Após a liquefação do gelo, em temperatura ambiente, eram aplicados A água, testes para investigação do Número Mais Provável(NMP) de coliformes fecais além de Contagem Padrão em Placas(CPP), de onde foram isoladas algumas cepas para posterior identificação. 0 NMP de coliformes fecais variou de 0 a 1100. Os dados para CPP variaram de 0,1 x 102 a 27 x 102 UFC/ml da amostra. Foram isoladas bactérias Grampositivas dos gêneros: Lactobacillus e Listeria. Entre as Gram-negativas foram identificadas: Photobacterium leiognati, Pseudomonas ssp, Vi brio splendidus I e Flavobacterium ssp. De posse dos resultados foi possível constatar que o gelo empregado na refrigeração do pescado na feira do Mucuripe, Fortaleza-Ceara é de qualidade duvidosa influenciando na conservação do alimento e na Saúde Publica do consumidor.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43885
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1994_tcc_ovsousa.pdf23,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.