Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44019
Tipo: TCC
Título: Aplicação de dinâmica molecular em sistemas com interação de potenciais competitivos
Autor(es): Costa, Ewerton da Silva
Orientador: Ferreira, Wandemberg Paiva
Coorientador: Araújo, Jorge Luiz Bezerra de
Palavras-chave: Dinâmica molecular;Simulação (Computadores)
Data do documento: 2019
Citação: BARBOSA, D. Q. Aplicação de dinâmica molecular em sistemas com interação de potenciais competitivos. 2019. 51 f. Monografia (Bacharelado em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Neste trabalho, apresentamos um breve estudo dos fundamentos da técnica de simulação computacional de dinâmica molecular. Os conteúdos que serviriam de base teórica, para o desenvolvimento deste estudo, são apresentados inicialmente e em forma resumida. Em seguida, a técnica de dinâmica molecular é descrita em detalhes, destacando-se os conceitos e passos de sua implementação operacional. Realizamos a aplicação da técnica através do estudo das configurações de equilíbrio do sistema de partículas, com potenciais de interação de pares com caráter competitivo (termos de atração e repulsão), além de recursos para um maior entendimento de estruturas e interações mecânicas de partículas a partir de potenciais de interações de pares e analise morfológica de potenciais competitivos.
Abstract: In this work, we briefily present, the fundaments of the molecular dynamics computational simulation. The contents that serve as a theoretical basis for the development of this study are presented in a summary form. Next, a molecular dynamics technique is described in detail, highlighting the concepts and steps of its operational implementation. We implement an application via the study of the equilibrium configuration of the particle system, with pair interaction potentials with competitive features (terms of atraction and repulsion), as well as resources for a better understanding of the structures and interactions of particles of pair interaction potentials and the morphological analysis of competitive potentials
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44019
Aparece nas coleções:FÍSICA-BACHARELADO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_escosta.pdf3,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.