Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44061
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Diversidade cultural: um conceito fundamental para o estudo dos fenômenos religiosos modernos
Autor(es): Moniz, Jorge Botelho
Palavras-chave: Religião;Diversidade Cultural;Pluralismo;Secularização;Revista
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Ciências Sociais
Citação: MONIZ, Jorge Botelho. Diversidade cultural: um conceito fundamental para o estudo dos fenômenos religiosos modernos. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 50, n. 2, p.73-109, jul./out. 2019.
Resumo: Desde os inícios da sociologia que uma das suas principais preocupações é sobre o destino da religião nas sociedades modernas e o declínio da sua influência social nos indivíduos e nos Estados – encarados como indicadores de passagem de uma sociedade tradicional para uma moderna. De fato, desde a primeira metade do século XIX, com Henri Saint- Simon e Auguste Comte, passando por Karl Marx e Ferdinand Tönnies, que os cientistas que investigam as etapas (distintas) ou os processos (evolutivos) da modernização – como a ciência e o racionalismo, o capitalismo ou a individualização – vêm defendendo uma progressiva perda de plausibilidade da religião, nomeadamente de suas expressões tradicionais, nas sociedades modernas. Essas proposições sociológicas seriam, ulteriormente, sistematizadas por Émile Durkheim e Max Weber, em especial com suas análises estrutural funcionalista e comparativa, histórica e fenomenológica, respectivamente. Em traços gerais, suas teorias advogavam, ainda nos finais do século XIX e nos inícios do século XX, que as religiões históricas passariam por um declínio, não sobrevivendo aos fenômenos do mundo moderno. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44061
ISSN: 2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_jbmoniz.pdf219,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.