Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44177
Title in Portuguese: Correlação entre a formação do Curso de Especialização em Saúde da Família UNA - SUS UNIFESP e a prática profissional dos estudantes
Title: Correlation between the training of the Specialization Course in Family Health UNA - SUS UNIFESP and the professional practice of students
Author: Salvador, Maria Elisabete
Tarcia, Rita Maria Lino
Sakumoto, Marlene
Gonçalves, Daniel Almeida
Souza, Morris Pimenta de
Manfredini, Marco Antonio
Abreu, Silvio Carlos Coelho de
Pacheco, Felipe Vieira
Afonso, Daniel Lico dos Anjos
Pereira, Ana Lucia
Paiva, Paulo Bandiera
Harada, Jorge
Keywords: Atenção Primária à Saúde
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Educação a Distância
Issue Date: Jan-2019
Publisher: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (RESDITE)
Citation: SALVADOR, Maria Elisabete et al. Correlação entre a formação do Curso de Especialização em Saúde da Família UNA - SUS UNIFESP e a prática profissional dos estudantes. R. Saúd. Digi. Tec. Edu., Fortaleza, v. 4, n. especial II, p. 66-78, jan./jul. 2019.
Abstract in Portuguese: Introdução: a manutenção da qualidade dos cursos de especialização na modalidade a distância requer criteriosos estudos considerando - se o percurso pedagógico, as tecnologias educacionais adotadas, mas, sobretudo, a aproximação da prática profissional. Objetivo : analisar a correlação do curso Especialização em Saúde da Família UNA - SUS Unifesp com a prática profissional dos estudantes, considerando - se aspectos pedagógicos e tecnológicos. Método: trata - se de um estudo observacional, retrospectivo, descritivo e exp loratório de abordagem quantitativa, realizado em 2018 e 2019. O curso contou com 600 médicos que atuam na Atenção Básica e desses, 302 responderam instrumento de avaliação. A análise dos dados foi descrita por números absolutos e correspondentes frequênci as percentuais. Resultados e Discussões: foi possível observar o desempenho relevante dos tutores e a qualidade/aproximação dos conteúdos/atividades com a prática profissional dos estudantes em respostas categorizadas como “ótimo” (77% e 73%), respectivame nte. Conclusão: os melhores resultados para os pacientes, comunidade e sociedade estão ligados diretamente aos eventos educacionais de qualidade, em que o objetivo final é melhor definido por esforços rigorosos de avaliação dos cursos. É premente analisar as ofertas de especialização na modalidade a distância para qualificação de profissionais em Atenção Básica sob a ótica dos estudantes.
Abstract: Introduction : the maintenance of the quality of specialization courses in the distance modality requires careful studies considering the pedagogical course, the educational technologies, but above all, the approximation of professional practice. Objective : analyze the correlation of the Specialization Course in Family Health UNA - SUS Unifesp with the professional practice of students, considering pedagogical and technological aspects. Method : it is an observational, retrospective, descriptive and e xploratory study of quantitative approach, carried out in 2018 and 2019. The course counted on 600 physicians who work in Primary Care and 302 answered an evaluation instrument. Data analysis was described by absolute numbers and corresponding percentage f requencies. Results and Discussion : it was possible to observe the relevant performance of the tutors and the quality / approximation of the contents / activities with the professional practice of students in responses categorized as "optimal" (77% and 73% ), respectively. Conclusion : The best outcomes for patients, community, and society are directly linked to quality educational events, where the ultimate goal is best defined by rigorous course evaluation efforts. It is imperative to analyze the specializa tion offers in the distance modality for the qualification of professionals in Primary Care from the perspective of the students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44177
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2525-9563
Appears in Collections:NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_art_mesalvador.pdf560,69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.