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Tipo: Dissertação
Título: O uso de práticas laboratoriais de biologia no ensino médio : um estudo em torno das competências e habilidades
Autor(es): Pereira, Clodovagner José Evaristo
Orientador: Gallão, Maria Izabel
Palavras-chave: Biologia - Estudo e ensino;Aprendizagem;Coleta de dados;Biologia
Data do documento: 2012
Citação: PEREIRA, Clodovagner José Evaristo. O uso de práticas laboratoriais de biologia no ensino médio :um estudo em torno das competências e habilidades. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Resumo: A lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação - (LDB), representa um marco na história das reformas educacionais no Brasil e reproduz em seus artigos o resultado do trabalho exercido pelos diferentes setores do sistema educacional do País. Essa reforma ocorreu em pleno movimento de globalização e teve como principio focal, melhorar a qualidade da educação ofertada, tendo por base os pilares da educação estabelecidos pela UNESCO. Dessa forma, nesse período fica evidente a necessidade da criação de mecanismos que possibilitassem a implementação de políticas públicas, objetivando alavancar a educação básica e elevar os índices estatísticos aos padrões globais. Foi dentro da perspectiva da educação científica, tecnológica e social que o presente trabalho foi desenvolvido e carrega em seu bojo um estudo em torno das aulas práticas de biologia no contexto do desenvolvimento das competências e habilidades. A pesquisa foi realizada dentro da concepção do estudo de caso e para esse fim procedeu-se a coleta de dados em uma escola pública da rede estadual do Ceará, localizada na região metropolitana de Fortaleza. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionários a sete professores de biologia e a quinze turmas do ensino médio: cinco do primeiro ano; cinco do segundo ano e cinco do terceiro ano. Esses dados foram utilizados na confecção de quadros e gráficos que serviram de fonte para a análise e discussão dos resultados. A fundamentação teórica e a discussão acercaram-se de vasta bibliografia que envolve documentos como a LDB, os PCN, os PCNEM, artigos, livros, monografias, dissertações e teses produzidas por pesquisadores como KRASILCHIK, MOREIRA, NÓVOA, GIL-PÉREZ, LUDKE & ANDRÉ, DEMO, BIZZO, PERRENOUD, PILETTI, MENEGOLLA, entre outros. Através da análise dos resultados obtidos constatou-se que: as aulas práticas de biologia ocorreram sem muita frequência; a realização das mesmas ficou a critério do professor da disciplina; não existe uma carga horária específica para as aulas práticas; professores e alunos reconhecem a importância das atividades experimentais no processo de desenvolvimento das competências e habilidades. O presente trabalho tem o propósito de gerar um blog que disponibilize roteiros de práticas dentro das características exigidas nos pressupostos teóricos dos PCN.
Abstract: The law number 9394/96 - Law of guidelines and bases for education (LDB) – represents a distinguishable mark in the history of Brazilian education reforms and comes up with the result of the work carried out by different national education sectors. These renovation efforts happened during globalization movement and aimed, mainly, to improve the provided education quality, based on UNESCO established pillars of education. In that moment, there was a pressing urgency to create mechanisms leading to public politics implementation with the aim to upgrade basic education, rising the national index scores to reach the global statistics average. This work was done under the scientific, technological and social education perspectives and presents a study of practical biology lessons driven by abilities and skills development purpose. The research was conducted as a case-study and data was collected in a state public school, located at Fortaleza metropolitan region. Data was collected applying questionnaires to seven biology teachers and also, to fifteen classes of students from high school: five from the first grade, five from the second grade and five from the third one. These data was used to prepare graphs and charts that were employed for further analysis and discussion. Theoretical basis and discussion were based on a plentiful bibliography, containing documents such as LDB, PCN, PCNEM, articles, books, monographs, dissertations and thesis produced by the researchers KRASILCHIK, MOREIRA, NÓVOA, GIL-PÉREZ, LUDKE & ANDRÉ, DEMO, BIZZO, PERRENOUD, PILETTI, MENEGOLLA and others. Obtained results analysis lead us to conclude that biology practical lessons occurred infrequently and their performance and occurrence was under the teacher criterion; there is not a specific time schedule for the practical lessons; teachers and students recognize the importance of experimental activities to enhance students‟ abilities and skills. The present work aims to create a blog containing practical lessons for experiments within PCN required references.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4421
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