Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44374
Title in Portuguese: A docência sob o olhar dos licenciandos da disciplina Tecnodocência
Author: Teles, Gabriela
Soares, Deyse Mara Romualdo
Lima, Luciana de
Keywords: Docência
Licenciaturas em debate: ciência, ensino e aprendizagem
Issue Date: 2018
Publisher: Editora Realize
Citation: TELES, Gabriela; SOARES, Deyse Mara Romualdo; LIMA, Luciana de. A docência sob o olhar dos licenciandos da disciplina Tecnodocência. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 7.; SEMINÁRIO DO PIBID, 6.; SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 1., 5-7 dez. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Campina Grande (PB): Editora Realize, 2018.
Abstract in Portuguese: Esse trabalho tem o objetivo de descrever como os licenciandos matriculados na disciplina Tecnodocência, nos semestres 2016.2, 2017.1 e 2017.2, compreendem a Docência. Diante de um cenário de boom tecnológico que gesta modificações em diversos âmbitos da sociedade, inclusive no educacional, a forma como os indivíduos acessam, produzem e compartilham as informações e conhecimentos apresenta-se sob outro viés. A Docência, com base nos moldes historicamente vigentes, aparece em dissonância com as exigências da “nova” sociedade, revelando a necessidade de desenvolvimento de uma formação de professores que integre Docência e TDICs. Foi realizado Estudo de Caso, a partir da execução de três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Os questionários de sondagem, em que constam as respostas dos licenciandos participantes da pesquisa, foram acessados, coletando-se e analisando-se, por meio de triangulação de dados, as considerações tecidas ao seguinte questionamento: O que é Docência? Obteve-se o predomínio da associação entre Docência e prática de ensino realizada pelo professor que tem como incumbência transmitir os conhecimentos preestabelecidos. Entretanto, foram percebidas respostas que relacionavam Docência a aspectos considerados inovadores como construção, inovação, compartilhamento, mas de maneira reduzida e pontual. Revela-se um cenário no qual o fazer docente precisa ser modificado, considerando os saberes tecnológicos. Pretende-se dar prosseguimento à pesquisa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44374
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2526 3234
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_gteles.pdf933,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.