Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44449
Tipo: Artigo de Evento
Título: Hashtag medo: uma análise das tensões experimentadas por meninas no uso da internet em Fortaleza, CE
Autor(es): Marques, Ana Cesaltina Barbosa
Palavras-chave: Identidade de gênero;Crianças;Crianças e violência
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Intercom
Citação: MARQUES, Ana Cesaltina Barbosa. Hashtag medo: uma análise das tensões experimentadas por meninas no uso da internet em Fortaleza, CE. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 39., 5-9 set. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: Intercom, 2016. Tema: Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação.
Resumo: Estudos indicam que os usos da Internet por crianças e adolescentes diferem entre culturas e também por variáveis como fatores socioeconômicos e faixa etária. Informações coletadas pela pesquisa TIC Kids Online Brasil-Portugal - que realizou grupos focais com meninos e meninas de 10 a 12 anos em escolas públicas e particulares de Fortaleza (CE), bem como com pais e professores, entre 2014 e 2015 - evidenciaram ainda distinções nos usos marcadas por questões de gênero. O medo da violência, principalmente a de caráter sexual, destacou-se nas falas das meninas e de seus responsáveis ao se referirem à utilização da Internet, especialmente diante do uso de sistemas de redes sociais. A tensão se apresenta como uma experiência cotidiana de violência simbólica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44449
ISSN: 2175 4683
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_acbmarques.pdf786,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.