Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44717
Tipo: Artigo de Evento
Título: A Igreja Católica e o rádio educativo – percepções a partir da encíclica Miranda Prorsus
Autor(es): Almeida Filho, Edgard Patrício de
Palavras-chave: Rádio;Comunicação;Comunicação - Aspectos religiosos - Igreja Católica
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Intercom
Citação: ALMEIDA FILHO, Edgard Patrício de. A Igreja Católica e o rádio educativo – percepções a partir da encíclica Miranda Prorsus. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 36., 4-7 set. 2013, Manaus (AM). Anais... São Paulo: Intercom, 2013. Tema: Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades.
Resumo: No final da década de 1950 e início da década de 1960 observa-se um movimento da Igreja Católica de aproximação com o rádio. O movimento traz uma diretriz, que é a utilização desse veículo como meio educativo. Sintomática é a denominação que essas emissoras católicas vão assumir. Alguns exemplos, no Ceará, são as inaugurações da Rádio Educadora de Sobral e Rádio Educadora do Cariri, no ano de 1959. Embora sem o dístico ‘educadora’, mas temente à diretriz, são inauguradas a Rádio Assunção Cearense, em 1962, e a Rádio Rural de Natal, em 1958, essa última a base do projeto de escolas radiofônicas do Movimento de Educação de Base (MEB). A que se deve essa aproximação da Igreja Católica com o rádio? Qual a razão da escolha pela vertente educativa? Em que bases foi definido o projeto? O trabalho tenta encaminhar algumas discussões sobre essas perguntas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44717
ISSN: 2175 4683
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_epalmeidafilho.pdf380,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.