Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44795
Title in Portuguese: A representação da identidade cultural fragmentada na sitcom: uma análise do personagem nerd/indiano de The Big Bang Theory
Author: Bento Filho, João Carlos
Silva, Vanessa Madeira
Sousa, Ana Larissa Pereira de
Keywords: Televisão - Seriados cômicos
Cultura
Identidade
Issue Date: 2017
Publisher: Intercom
Citation: BENTO FILHO, João Carlos; SILVA, Vanessa Madeira; SOUSA, Ana Larissa Pereira de. A representação da identidade cultural fragmentada na sitcom: uma análise do personagem nerd/indiano de The Big Bang Theory. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 40., 4-9 set. 2017, Curitiba (PR). Anais... São Paulo: Intercom, 2017. Tema: Intercom 40 anos: comunicação, memórias e historicidades.
Abstract in Portuguese: As identidades culturais dos indivíduos pós-modernos são cada vez menos fixas e mais fragmentadas devido aos processos de globalização. As possibilidades de interação global geradas por esses processos fazem com que os indivíduos tenham que negociar suas tradições e as culturas de outros países, ocasionando o surgimento das chamadas culturas híbridas. Essa negociação é percebida com maior frequência nos indivíduos que sofreram diásporas. O objetivo deste artigo é mostrar como a fragmentação da identidade cultural nos sujeitos dispersos é representada na mídia, mais precisamente no gênero sitcom. Para isso, analisaremos a construção do personagem Rajesh Koothrappali, da série norte-americana The Big Bang Theory, criada por Bill Praddy e Chuck Lorre.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44795
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2175 4683
Appears in Collections:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_eve_jcbentofilho.pdf455,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.