Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44839
Title in Portuguese: Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseado na sequência Fedathi
Author: Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
Borges Neto, Hermínio
Keywords: Formação Continuada Professor
Orientações Metodológicas
Sequência Fedathi
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; BORGES NETO, Hermínio. Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseado na sequência Fedathi. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).
Abstract in Portuguese: A questão da formação de professores é atravessada por vários dilemas. Discussões e pesquisas sobre formação continuada de professores têm mobilizado reflexões sobre as dimensões do desenvolvimento profissional docente e entendimentos distintos têm sido apresentados. Pela vivência e discussão sobre o assunto, buscamos compreender de que forma os professores de matemática reconstroem suas práticas pedagógicas a partir de estudos, interações e acompanhamentos didáticos. Reunindo-se as dificuldades pedagógicas do professor em exercício e as dificuldades inerentes ao código da disciplina de matemática, surgiu a proposta de se organizar uma metodologia de formação que articulasse teoria-prática para ampliar os conhecimentos docentes, e que se baseasse na Sequência Fedathi para mediar à formação de conceitos matemáticos. A partir desta ideia inicial, algumas questões passaram a nortear a reflexão: Quais as bases pedagógicas para uma metodologia de formação continuada para professores de Matemática em exercício? Qual o desenho dos encontros de formação adequado ao emprego desta metodologia, tendo em vista as características do público a que se destina? Quais as orientações adequadas para a formação de conceitos teórico-didáticos desse professor e de seus alunos baseados na Sequência Fedathi? O presente estudo objetivou elaborar uma proposta de formação continuada de professores de matemática do Ensino Fundamental II, baseado na Sequência Fedathi, nas dimensões teórico, prática, cultural e relacional para a valorização pessoal e profissional docente. Apresentamos um modelo de formação composto por orientações metodológicas que contemplam as dimensões teóricas, prática, cultural e relacional baseada na Sequência Fedathi.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44839
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_acmpinheiro.pdf49,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.