Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44860
Tipo: Resumo
Título: Práticas de cuidado em saúde produzidas por mulheres em situação de rua na cidade de Fortaleza-CE.
Autor(es): Lima, Alana de Oliveira
Méllo, Ricardo Pimentel
Palavras-chave: Mulheres em situação de rua;Clínica Itinerante;Cuidado
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LIMA, Alana de Oliveira; MELLÓ, Ricardo Pimentel. Práticas de cuidado em saúde produzidas por mulheres em situação de rua na cidade de Fortaleza-CE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Neste projeto nos propomos a realizar estudo de caso sobre práticas de cuidado em saúde produzidas por mulheres em situação de rua na cidade de Fortaleza. A partir do objetivo geral de proporcionar reflexões e discussões sobre o cuidado à saúde das mulheres em situação de rua, com a pesquisa objetivamos identificar quais práticas de cuidado são adotadas; que atores humanos e não humanos são relacionados às práticas; pesquisar possíveis usos de equipamentos de saúde e assistência social; acompanhar quais redes são imbricadas no cuidado a saúde dessas mulheres. Justifica-se o método de estudo de caso no campo da saúde quando se busca situações únicas, para análise em profundidade, como no caso específico da pesquisa. O estudo será desenvolvido por meio de observações e conversas no cotidiano da rua, utilizando-se como instrumento de registro o diário de campo. Na fase exploratória da pesquisa, aproximaremo-nos da população foco da pesquisa por meio da inserção da pesquisadora tanto no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua e na equipe de Abordagem de Rua da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas. Após essa inserção, na fase de delimitação do estudo, se identificará o (s) caso (s) exemplares a serem objetos da pesquisa. Como Referencial Teórico serão utilizadas as produções teóricas de Schuch, Gaboriau, Kasper e Magni, sobre população de rua. Em relação aos conceitos de território e saúde os autores que nos auxiliarão serão Guattari, Raffestin, Lancetti e Monken. Acerca da formação de redes relacionais, utilizaremos os autores Latour, Woolgan, Law. Finalmente em relação a clínica ampliada utilizaremos os autores Saidon, Rolnik, Paulon. Como principais resultados, esperamos que a pesquisa contribua para a proposição de uma clínica itinerante às mulheres em situação de rua, colaborando com o aprimoramento das políticas de atenção integral à saúde das mulheres.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44860
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_aolima.pdf50,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.