Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44941
Tipo: TCC
Título: Comportamento sustentável dos professores do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Lima, Maria Rosália Silva
Orientador: Leopoldino, Cláudio Bezerra
Palavras-chave: Sustentabilidade;Comportamento;Consciência ambiental;Meio ambiente;Educação ambiental
Data do documento: 2019
Citação: LIMA, Maria Rosália Silva. Comportamento sustentável dos professores do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.
Resumo: É cada vez mais importante inserir a temática da sustentabilidade na sociedade, procurando educar e conscientizar os indivíduos quanto à prática de ações voltadas à conservação do meio ambiente e incentivo a atitudes sustentáveis. Diante a seriedade na busca por soluções que minimizem os impactos ambientais nas organizações buscou-se analisar nesta monografia os hábitos sustentáveis dos docentes do departamento de administração da Universidade Federal do Ceará, tendo por intuito também investigar o nível de consciência sustentável e o comportamento dos mesmos. Qualificado como qualitativo, quantitativo e descritivo os resultados apresentados foram coletados de uma amostra de 29 professores do departamento de administração da Universidade. Os resultados sugerem que os docentes possuem um nível alto de consciência sustentável quanto ao desperdício de água, interesse e influência sobre os assuntos ambientais, apresentando um maior percentual positivo nessas questões. Assim, das estatísticas inclinadas a hábitos menos sustentáveis foi constatado que ler rótulos na busca por informações ambientais, preferir produtos com embalagens que podem ser recicladas, comprar produtos usados e o uso de sacolas reutilizáveis foram as práticas que menos tiverem sucesso. Este estudo contribuiu para a evolução do debate dessa temática, no qual se insere em um ambiente formador de opinião, culminando na promoção de uma educação ambiental mais profunda.
Abstract: It is increasingly important to insert the theme of sustainability in society, seeking to educate and make individuals aware about the practice of actions aimed at conserving the environment and encouraging sustainable attitudes. In view of the seriousness in the search for solutions that minimize environmental impacts in organizations, we sought to analyze in this monograph the sustainable habits by professors of the administration department of the Universidade Federal do Ceará, college with the aim of also investigating the level of sustainable consciousness and their behavior. Qualified as qualitative, quantitative and descriptive the presente results were collected from a sample of 29 professors from the College administration department. The results suggest that professors have a high level of sustainable awareness regarding waste of water, interest and influence on environmental issues, presenting a higher positive percentage in these issues. These statistics inclined to less sustainable habits, it was found that reading labels in the search for environmental information, preferring products with recyclable packaging, buying used products, and using reusable bags were the least successful practices. This study contributed to the evolution of the debate on this theme, which is part of an opinion-forming environment, culminating in the promotion of a deeper environmental education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44941
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_mrslima.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.