Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44951
Title in Portuguese: Pesquisa na formação docente: o estágio curricular supervisionado em geografia I
Author: Santos, Lidia Nunes dos
Barbosa, Maria Edivani Silva
Keywords: Estágio Curricular
Ensino de Geografia
Pesquisa e formação docente
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: SANTOS, Lidia Nunes dos; BARBOSA, Maria Edivani Silva. Pesquisa na formação docente: o estágio curricular supervisionado em geografia I. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Portuguese: O Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I é o momento em que os licenciandos assumem a postura de professor pesquisador. O objetivo é propiciar ao professor em formação uma aproximação com a realidade do futuro campo de trabalho no qual atuará, ou seja, a escola. O estagio com pesquisa permite ao estudante de licenciatura reflexões sobre a prática docente e constitui-se atividade instrumentalizadora da práxis docente. Assim, compete aos licenciandos vivenciarem a rotina da escola: o contexto da sala de aula, da escola e de seus diversos ambientes, compreensão do sistema de ensino e sua relação com a sociedade. Assim, é proposta no Estágio I a elaboração de projetos de pesquisa, onde os licenciandos passam a problematizar a escola, o ensino de Geografia, enfim, as práticas institucionais e as ações dos sujeitos escolares. Nessa perspectiva, a monitoria vem auxiliar na mediação da pesquisa na formação docente. Colabora no desenvolvimento desse futuro profissional, contribui na erradicação das dúvidas e na construção do projeto de pesquisa voltado para o contexto escolar. Para isso, são planejadas algumas atividades: leituras dos textos da disciplina; participação nas aulas presenciais e encontros de medições; grupo de estudos para contribuir com o aprendizado dos alunos. Essa prática possibilita o desenvolvimento de pesquisa na formação docente, proporciona um aprimoramento das práticas do docente em formação. Auxilia no desenvolvimento do futuro profissional (estagiário), colabora na sistematização do ser professor (a) na escola da contemporaneidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44951
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_lnsantos.pdf48,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.