Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44964
Tipo: Resumo
Título: Travestis e educação brasileira: desafios e perspectivas
Autor(es): Gomes Filho, Antoniel dos Santos
Jucá, Gisafran Nazareno Mota
Palavras-chave: Educação;Travestis;Juazeiro do Norte-Ceará
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: GOMES FILHO, Antoniel dos Santos; JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota. Travestis e educação brasileira: desafios e perspectivas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).
Resumo: O presente estudo tem como objetivo discutir sobre como as sujeitas e populações travestis do município de Juazeiro do Norte no Estado do Ceará, Brasil, observam as questões de cunho educacional que perpassam suas experiências sociais. Também destacamos como ocorre os processos de educação informal nesse grupo social, que visam à formação da sujeita travestis. Os itinerários metodológicos desse estudo são de cunho qualitativo, tendo como instrumento de pesquisa (01) os diários de campo e (02) entrevistas com travestis do referido município, tendo como base as orientações metodológicas da história oral. Diante da metodologia delineada para esse estudo, podemos apontar como resultados iniciais que as relações sociais que perpassam as experiências sociais dessas populações e sujeitas estão compostas de assujeitamentos e resistências (ANDRADE, 2015), tal percepção surge através dos depoimentos apresentados, constituem como desafios para tal pululação criar estratégias de resistências as questões da transfobia, assim como as questões que envolvem as regulações de gênero e sexualidade no âmbito escolar, marcadas pelas hetero-normas. Como guisá de conclusão prévia podemos apontar que ainda há desafios (em esfera macro e micro social) para a permanência das travestis no espaço escolar, desse modo, podemos delinear que as pesquisas e investigações com as sujeitas e populações travestis devem contemplar as questões educacionais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44964
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_asgfilho.pdf48,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.