Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44971
Title in Portuguese: Comprometimento organizacional, estilos de liderança e cultura organizacional em uma organização cearense: primeiros resultados
Author: Montenegro, Adauto de Vasconcelos
Pinho, Ana Paula Moreno
Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro
Keywords: Comprometimento Organizacional
Cultura Organizacional
Liderança
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: MONTENGRO, Adauto de Vasconcelos; PINHO, Ana Paula Moreno; TUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro. Comprometimento organizacional, estilos de liderança e cultura organizacional em uma organização cearense: primeiros resultados. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Abstract in Portuguese: O comprometimento organizacional pode ser compreendido como um vínculo significativo entre indivíduo e organização, pressupondo um link psicológico e relações de trocas significativas entre ambos. O objetivo principal do estudo é investigar a a relação entre esses laços psicológicos e estilos de liderança, considerando também a função da cultura organizacional nessa relação. Os objetivos específicos são: investigar quais laços psicológicos se relacionam de maneira significativa aos estilos de liderança e em que grau a cultura organizacional modera essa relação, bem como desenvolver um modelo teórico-metodológico que possibilite a investigação da relação entre os construtos abordados. O estudo se constitutuiu como survey, de corte transversal, tendo como campo de pesquisa uma organização cearense de grande porte, localizada em Fortaleza/CE. O instrumento de coleta de dados aplicado foi composto de: questionário sócio-demográfico e três escalas, a saber: escala proposta por Feitosa (2008) sobre comprometimento organizacional a partir do modelo de Rego (2003); escala sobre liderança Multifactor Leardership Questionnaire Form 6S, de Bass e Avolio (1992), e a escala sobre cultura organizacional, Organizational Culture Assesment Instrument (OCAI) proposta por Cameron e Quinn. No que tange aos resultados sócio-demográficos, foram identificados os seguintes aspectos: predominância de pessoas do sexo masculino, ensino médio completo, tempo de permanência na organização de 1 a 3 anos, bem como outras características. Os primeiros resultados, mediante análise quantitativa, apontam altos níveis de comprometimento afetivo e futuro comum, bem como de liderança transformacional e liderança transacional. Serã realizadas mais análises a fim de complementar os resultados e alcançar os objetivos previstos na Dissertação de Mestrado, a qual está vinculada o projeto de pesquisa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44971
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_avmontenegro.pdf50,64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.