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Title in Portuguese: Marca: a percepção do consumidor
Author: Almeida, Wanderson Lopes de
Advisor(s): Alcântara, Sônia Regina Amorim Soares de
Keywords: Marketing
Marca
Identidade de marca
Imagem de marca
Issue Date: 2019
Citation: ALMEIDA, Wanderson Lopes de. Marca: a percepção do consumidor. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.
Abstract in Portuguese: Diante de um mercado cada vez mais competitivo e com o crescente número de marcas que proporcionam para o mercado o mesmo produto/serviço, tem-se a necessidade de diferenciação para a conquista de um destaque na mente do consumidor. Esse destaque é construído a partir do trabalho de estratégia de identidade de marca, no qual os estrategistas buscam meios, para que possam alcançar sentimentos, associações positivas por parte do consumidor referente ao relacionamento com sua marca. Esta pesquisa objetiva identificar se há alinhamento da identidade com a imagem da marca. Portanto, se caracteriza como qualitativa, de caráter descritivo, realizada a partir de estudo de caso, por meio de entrevista com a empresa e questionário aplicado junto aos consumidores. Foi possível identificar que a marca possui uma identidade desejada e que para isso busca trabalhar estratégias com o objetivo de alcançar uma imagem positiva na mente dos seus consumidores e se diferenciar dos seus concorrentes. Os consumidores da loja da tem uma imagem positiva sobre a marca e alinhada com o que a própria deseja. Porém há alguns pontos de melhoria citados pelos consumidores que precisam ser considerados para um melhor alinhamento. Apesar da empresa não trabalhar com perfil específico de cliente, consegue ser percebida por seus consumidores como opção primeira para o consumo do produto. Portanto, apesar da ausência de perfil objetivo, o conjunto de clientes abordado demonstra convergência entre o objetivo da marca e a percepção dos clientes abordados.
Abstract: Facing an increasingly competitive market and the growing number of brands that provide the same product/service to the market, there is a need for differentiation to gain prominence in the consumer's mind. This highlight is built on the work of brand identity strategy, in which strategists look for ways to achieve feelings, positive consumer associations regarding the relationship with their brand. This research aims to identify if there is alignment of the identity with the image of the brand. Therefore, it is characterized as qualitative of descriptive character, made from a case study, through an interview with the company and questionnaire applied to the consumers. It was possible to identify that the brand has a desired identity and that for this it seeks to work strategies with the objective of achieving a positive image in the minds of its consumers and differentiating itself from its competitors. The store’s consumers have a positive image about the brand and aligned with what they want. But there are some points of improvement mentioned by consumers that need to be considered for better alignment. Although the company does not work with a specific customer profile, it can be perceived by its consumers as the first option for the consumption of the product. Therefore, despite the absence of an objective profile, the group of clients approached demonstrates convergence between the brand objective and the perception of the customers addressed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44989
metadata.dc.type: TCC
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