Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45004
Tipo: Artigo de Evento
Título: A utilização do multiplano para a aprendizagem de alunos deficientes visuais
Autor(es): Rodrigues, Pricila Acacio
Magalhães, Elisângela Bezerra
Lima, Ivoneide Pinheiro de
Palavras-chave: Educação;Didática
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: CONEDU
Citação: RODRIGUES, Pricila Acacio; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; LIMA, Ivoneide Pinheiro de. A utilização do multiplano para a aprendizagem de alunos deficientes visuais. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 4., 15-18 set. 2017, João Pessoa – PB. Anais... João Pessoa: CONEDU, 2017.
Resumo: A educação inclusiva está passando por um processo de renovação, antes os alunos com deficiência eram atendidos em estabelecimentos próprios, hoje eles têm direito a estudar em escolas regulares. Mas a inclusão não é apenas inserir esses alunos em escolas regulares e sim dá todo o suporte físico e metodológico. Pesquisas como Brandão e Lira (2010) apontam que alunos com problemas de visão podem compreender álgebra e geometria, desde que o professor use metodologias e instrumentos adequados que valorize seus outros sentidos como o tato e a audição. Existem recursos didáticos adaptados e criados para o auxílio da aprendizagem desses alunos, o Multiplano é um exemplo. Esse instrumento foi desenvolvido por Rubens Ferronato, consiste em um material tátil que possibilita a abordagem de conteúdos de álgebra, geometria e estatística. Pode ser usado desde a educação infantil até o nível superior. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições da utilização do Multiplano para a aprendizagem de conceitos matemáticos com alunos deficientes visuais. Utilizamos a abordagem qualitativa e o método usado foi o estudo de caso, onde entrevistamos 2 alunos deficientes visuais de uma escola da rede pública de ensino do Ceará. Para a coleta de dados usamos a entrevista semiestruturada. Com a entrevista pudemos perceber que os alunos não compreendiam conceitos matemáticos básicos, mas depois que foi aplicado uma seção didática utilizando o Multiplano no estudo de perímetro, área e volume. Os alunos conseguiram definir os conceitos e dar exemplos. A conclusão aponta que os alunos com deficiência visual apresentam, em muitas situações, dificuldades de apreender conceitos matemáticos, pois, muitas vezes, eles só acompanham a aula pela audição, o que limita as possibilidades de aprendizagem em matemática. O Multiplano foi importante como recurso didático no auxilio da aprendizagem de conceitos matemáticos dos alunos deficientes visuais em foco.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45004
ISBN: 2358 8829
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_parodrigues.pdf680,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.