Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45134
Tipo: Resumo
Título: Análise da contribuição da oficina de história de vida na desconstrução e construção de conceitos
Autor(es): Araújo, Tiago Mesquita de
Moraes, Jéssica Castro de
Aguiar, Mayra Morena Aquino de
Lima, Gabriel Victor Santana
Aragão, Lucelia Maria Santos
Palavras-chave: Convívio;Empatia;Aprendizagem cooperativa
Data do documento: 2016
Citação: ARAUJO, Tiago Mesquita de; et al. Análise da contribuição da oficina de história de vida na desconstrução e construção de conceitos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumo: Na sociedade, é percebida uma enorme diversidade de ideologias e costumes que, por muitas vezes, dificulta a relação e o trabalho em equipe entre pessoas tão diferentes. Nessa perspectiva, o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) da Universidade Federal do Ceará é uma ação que visa fomentar no meio acadêmico a aprendizagem através da vivência da cooperação entre estudantes de diversos cursos. Um dos pilares fundamentais que sustentam o programa é o desenvolvimento das habilidades sociais e da interação, que são trabalhados em diversas atividades que permeiam todo esse projeto, porém destacam-se as rodas vivas, que são oficinas semanais com duração aproximada de uma hora em que os estudantes compartilham suas histórias de vida. A relevância dessa atividade é explicitada, pois se espera a existência do sentimento de empatia que busca, a partir da partilha de experiências e vivências, que acontecem durantes essas reuniões, criar vínculos mais fortes, desfazer alguns preconceitos, quebrar uma série de paradigmas sociais entre os participantes do programa, tornando-os cidadãos mais humanizados. Isso consequentemente ajuda os estudantes a trabalharem eficazmente de maneira cooperativa em equipes dentro e fora da Universidade. Para avaliar a atuação das histórias de vida, este artigo busca verificar a eficácia dessa atividade na empatia e desconstrução de conceitos. Para isso, foi feita uma coleta de dados com os articuladores do programa por meio de questionários e entrevistas, identificando os fatores que levaram ou impediram o alcance do resultado desejado: comprovar a relevância dessa prática.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45134
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_tmaraujo.pdf48,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.