Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45203
Tipo: Artigo de Evento
Título: Educação especial: um estudo de caso com alunos com deficiência intelectual
Autor(es): Araújo, Edilene Rodrigues
Lopes, Nayara Dima
Palavras-chave: Educação;Música;Arte
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: ARAÚJO, Edilene Rodrigues; LOPES, Nayara Dima. Educação especial: um estudo de caso com alunos com deficiência intelectual. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 698-707.
Resumo: Este artigo é fruto de uma pesquisa desenvolvida durante a elaboração do trabalho de conclusão do curso de Música – Licenciatura Plena, da Universidade Estadual do Ceará, no ano de 2016, com o título Arte, sons, vida e escola: interações entre Educação Musical e Ecologia Acústica. Com o objetivo de contextualizar historicamente alguns fatos imprescindíveis para a compreensão do pensamento e da legislação brasileira sobre o ensino de música, realizamos um breve inventário sobre a História da Educação Musical no Brasil. Este estudo enfatiza alguns desses acontecimentos, procurando refletir acerca das principais diretrizes pedagógicas que ordenaram o ensino da Arte e da Música no Brasil. Os fatos históricos, agrupados em tópicos com temáticas específicas, foram alegoricamente referidos como movimentos de uma sinfonia inacabada, com o intuito de fazer alusão aos recentes debates iniciados depois da promulgação da lei 11.769/2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas. Esse novo episódio inaugurou um campo farto de discussão sobre a inclusão dessa área de conhecimento no currículo escolar, criando, por assim dizer, um novo “movimento” da história do ensino de música no Brasil. Adentrando os campos da Pedagogia e da Educação Musical, discutimos de que maneira as diversas concepções pedagógicas construídas através dos tempos guiaram a elaboração das inúmeras metodologias voltadas para o ensino da Música. No campo legislativo, investigamos algumas disposições legais que nortearam o ensino de Arte e de Música no Brasil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45203
ISSN: 2447 2085
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_eraraujo.pdf338,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.