Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45240
Tipo: Resumo
Título: Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados
Autor(es): Eduardo, Nadia Maria Freitas
Rodrigues, Amanda Kelly da Silva
Silva, Larissa Batalha Santos da
Oliveira, John Allyson Andrade
Rezende, Carla Ferreira
Nojosa, Diva Maria Borges
Palavras-chave: Técnicas de ensino;Técnicas visuais
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: EDUARDO, Nadia Maria Freitas et al. Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: Desenvolver metodologias que maximizem a aprendizagem dos estudantes tem sido um desafio para educadores. O uso de tecnologias tem colaborado efetivamente para a criação de técnicas de ensino mais atrativas, como é o caso da produção de vídeos didáticos, que aumentam o foco e o interesse dos alunos em relação ao conteúdo abordado. O objetivo deste trabalho foi produzir vídeos-dissecação para serem aplicados durante as aulas práticas da disciplina de Cordados. Para tal, os monitores (sob a orientação do professor) escolheram os taxa, elaboraram um planejamento dos tópicos e estruturas a serem destacadas, adquiriram os exemplares e gravaram a dissecação de dois peixes (tilápia e raia), um anfíbio (sapo), uma ave (galinha) e um mamífero (rato de biotério). Durante a elaboração dos vídeos, o apresentador dissecava o animal enquanto indicava os órgãos internos e comentava suas funções e outras informações. Nas gravações foi utilizada uma máquina fotográfica (Canon-EOS 600D) e o Programa Movie Maker para a edição dos vídeos. Os animais dissecados foram obtidos em locais para consumo humano, no biotério ou na coleção científica do NUROF-UFC, visto que em casos de uso de animais silvestres é necessário autorização didática do SISBIO-ICMBio. Os vídeos foram exibidos durante as aulas práticas das disciplinas de Cordados durante o semestre 2016.1, com repetição em 2016-2. Os resultados demonstram que o uso de vídeos, combinado com a observação de exemplares de animais já fixados, tornou o conteúdo mais atrativo para os alunos, os quais relataram que assim as informações ficaram mais claras e interessantes. Também permitem que, eutanasiando um único exemplar, todos observem por diversas vezes a dissecação de um animal fresco, o que facilita a diferenciação das estruturas da morfologia e a compreensão de como estão integradas no corpo do animal. Portanto, a produção de vídeos-dissecação se configura como uma ferramenta útil, prática e de longo prazo para aulas de Cordados.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45240
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_nmfeduardo.pdf50,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.