Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45260
Title in Portuguese: Farmácia escola como promotora da ambientação e não evasão dos alunos dos semestres iniciais no curso de farmácia da UFC
Author: Silva, Renata Herivenny
Oliveira, Cristiani Lopes Capistrano Gonçalves de
Keywords: Fármacia escola
Ambientação
Fármacia
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: SILVA, Renata Herivenny; OLIVEIRA, Cristiani Lopes Capistrano Goncalves de. Farmácia escola como promotora da ambientação e não evasão dos alunos dos semestres iniciais no curso de farmácia da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Portuguese: A Subunidade Farmácia Escola/FFOE/UFC funciona como promotora do conhecimento para os alunos de Farmácia, pois mostra aos alunos o universo de trabalho do âmbito farmacêutico, proporcionando uma visão precoce sobre o entendimento das funções dos farmacêuticos no mercado de trabalho. Nesse ambiente os alunos do curso de Farmácia têm a oportunidade de realizar atividades práticas em assistência farmacêutica, dispensação de medicamentos, manipulação magistral alopática, fitoterapia e cosméticos, entre outras. O presente trabalho tem o objetivo de desenvolver, estimular e contribuir para uma melhor ambientação e não evasão dos alunos nos semestres iniciais no curso de Farmácia,através das atividades desenvolvidas pela Farmácia Escola. Participaram do projeto alunos do 1° e 2° semestre do curso de Farmácia/UFC, totalizando inicialmente 43 alunos. Realizou-se uma apresentação expositiva em sala de aula, divulgando as várias atividades desenvolvidas pela Farmácia Escola e uma visita aos setores de controle de qualidade, produção de medicamentos e atenção farmacêutica. Foi aplicado questionário referente as impressões dos alunos pós ambientação. Como resultado parcial obteve-se a aprovação da iniciativa de integrar os recém ingressos no curso, assim como o incentivo a permanência dos mesmos, visto que a maioria não conhecia o trabalho da Farmácia Escola, tão pouco a abrangência da profissão do Farmacêutico. Além disso, destaca-se a importância da Farmácia Escola como meio de integração entre a vida acadêmica e vida profissional do estudante, mostrando que é indispensável o empenho e incentivo de tal unidade para promoção da não evasão do curso de Farmácia/UFC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45260
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_rhsilva.pdf48,79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.