Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45285
Tipo: Artigo de Evento
Título: Os conceitos de moral e ética e a importância dessa compreensão docente no contexto educacional
Autor(es): Ferreira, Tássia Fernandes
Andrade, Francisco Ari de
Palavras-chave: Moral;Ética;Educação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: FERREIRA, Tássia Fernandes; ANDRADE, Francisco Ari de. Os conceitos de moral e ética e a importância dessa compreensão docente no contexto educacional. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 910-918.
Resumo: No presente artigo objetivamos apresentar os conceitos dos termos moral e ética, comumente utilizados no contexto educacional e, em especial, no ambiente escolar, e confundidos por professores e profissionais deste ambiente. Pretendemos aclarar esses conceitos, estabelecendo as diferenças entre eles, a fim de facilitar o trabalho pedagógico dos professores que reconhecem a importância de uma educação pautada nas dimensões da ética e da moral, mas que não atentam para sua etimologia. É relevante fazer a diferenciação dos termos aqui mencionados, devido à confusão conceitual que constantemente verificamos, o que interfere na compreensão do professor e, consequentemente, na formação que dispensa a seus alunos. Neste trabalho bibliográfico apresentamos as definições dos dois termos supracitados, assim como as de determinados vocábulos derivados da palavra moral, também, por vezes, utilizados com equívoco, não só por profissionais da educação, mas pela sociedade, de forma mais geral. Temos como base teórica as perspectivas de autores contemporâneos do ramo acadêmico e também professores universitários, como Cortella (2013, 2013a), La Taille (2005; 2006; 2013), Amorim Neto e Rosito (2009), os quais explanam de forma simplificada a diferença entre moral e ética, sem se distanciar da área educacional. Consideramos que este trabalho possa contribuir para sanar possíveis dúvidas referentes à temática aqui abordada, à medida que tece considerações do referido assunto no contexto social e escolar contemporâneo. A escola pode e deve ser local de formação moral e ética, mas para que isso seja possível é necessário, no mínimo, a atenção docente ao significado dos termos que circundam essa formação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45285
ISSN: 2447 2085
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_tfferreira.pdf338,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.