Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45305
Tipo: Resumo
Título: Utilização da Brinquedoteca da Faculdade de Educação para a diminuição da evasão dos alunos do 1º e 2º semestre dos cursos de pedagogia presenciais da UFC
Autor(es): Silva, Thais Cristina Cardoso da
Ferreira, Maria Eliane Soares
Bezerra, José Arimatéa Barros
Palavras-chave: Brinquedoteca;Curso de pedagogia;Evasão
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVA, Thais Cristina Cardoso da; FERREIRA, Maria Eliane Soares; BEZERRA, José Arimatéa Barros. Utilização da Brinquedoteca da Faculdade de Educação para a diminuição da evasão dos alunos do 1º e 2º semestre dos cursos de pedagogia presenciais da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: Ao iniciarem o curso de pedagogia, os alunos se deparam com uma situação de desmotivação gerada por alguns fatores,principalmente, porque não se identificarem com o curso, bem como a desvalorização do curso e do profissional e a predominância de aulas teóricas. Essas informações foram levantadas a partir de conversas e questionários aplicados com alunos dos semestres iniciais do curso de Pedagogia, no ano de 2016. A pesquisa foi feita da seguinte forma: 25 questionários do 1° semestre noturno e mais 29 questionários do 2° semestre noturno, e 37 respondidos no 1° do diurno e mais 31 do 2° semestre diurno. Com o objetivo de aproximar os alunos de alguma atividade pedagógica, nesse período, promoveu-se uma ação com o objetivo de explicar aos alunos ingressantes a utilidade da brinquedoteca da Faculdade de Educação. Apresentamos a brinquedoteca através de slides que mostravam sua história. Logo depois, as regras de convivência foram explicadas e por fim os estudantes puderam exercitar o brincar livre, atividade não direcionada que remete à cultura da infância. Concluiu-se que a maioria dos alunos ingressantes de ambos os cursos, diurno e vespertino-noturno, não tinham visitado a brinquedoteca. Porém, os alunos do segundo semestres de ambos os turnos já haviam visitado o espaço. Com a apuração dos dados dos questionários as monitoras organizaram a referida visita que teve como intuito apresentar a brinquedoteca para aqueles que ainda não a conheciam ter a oportunidade de conhecê-la através da realização de uma atividade lúdica, onde os alunos puderam interagir com o espaço através do brincar livre. Deste modo, pudemos perceber a importância da brinquedoteca como espaço das práticas no âmbito pedagógico, já que alguns alunos a utilizaram, durante o semestre, para apresentação de trabalhos acadêmicos e como um ambiente dentro da UFC propício para a criança exercitar a cultura do brincar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45305
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_tccsilva.pdf51,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.