Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45376
Tipo: Resumo
Título: “À serviço da ciência”: a fotografia como instrumento da pesquisa científica no Brasil imperial (1865-1877)
Autor(es): Miranda, Clarissa Franco de
Oliveira, Almir Leal de
Palavras-chave: Ciência século XIX;Expedições;Fotografia
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MIRANDA, Clarissa Franco de; OLIVEIRA, Almir Leal de. “À serviço da ciência”: a fotografia como instrumento da pesquisa científica no Brasil imperial (1865-1877). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: O trabalho se propõe a compreender a fotografia como um instrumento da pesquisa científica, refletindo a partir da atuação de duas expedições exploratórias norte-americanas vindas ao Brasil entre os anos de 1865 e 1876, a Expedição Thayer e a Comissão Geológica do Império. Geralmente realizada por viajantes estrangeiros, as chamadas expedições científicas tinham o intuito de registrar minuciosamente e coletar espécies naturais e objetos, parte destes artigos era geralmente encaminhada a museus e instituições européias ou norte-americanas, para estudos aprofundados ou para compor coleções que demonstrassem o exotismo dos trópicos. Em meio às discussões sobre uma Teologia Natural e sobre os princípios da teoria evolutiva de Darwin, vários cientistas vieram ao Brasil trazendo consigo aprendizes, especialistas, curiosos, e um outro profissional, o fotógrafo, este agora indispensável nos trabalhos de desbravamento e levantamento de dados das expedições. Os naturalistas trouxeram para suas pesquisas a fotografia como parte do método empirista, considerada o reflexo da realidade impresso em papel, viria para dar à ciência maior confiabilidade e comprovação. Analisando os conflitos que circundavam as diferentes teorias científicas e suas tentativas de comprovação, busco compreender a produção de imagens fotográficas a serviço da ciência e as apropriações da técnica pelo método empirista. Compreendendo como o Brasil foi inserido no debate científico e como os cientistas se utilizaram dos registros de casos locais para compor um entendimento da ciência universal. A presente pesquisa se utiliza de fotografias, gravuras, relatos de viagem, literatura e jornais como fontes históricas. Atentando aos diversos usos da técnica, o trabalho procura alcançar a experiência social dos sujeitos, os interesses de “pessoas comuns”, cientistas, artistas e empresários, os conflitos dentro da ciência e os diversos significados atribuídos à fotografia no discurso científico.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45376
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_cfmiranda.pdf51,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.