Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45452
Title in Portuguese: Uso de adsorventes de caule de mamoneira modificada para remoção de metais tóxicos a partir de soluções aquosas: otimização utilizando algoritmo genético
Author: Melo, Diego de Quadros
Oliveira, Julienne Tome
Vidal, Carla Bastos
Raulino, Giselle Santiago C
Amorim, Lucas F
Nascimento, Ronaldo Ferreira do
Keywords: Isoterma
Metais
Adsorção
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: MELO, Diego de Quadros et al. Uso de adsorventes de caule de mamoneira modificada para remoção de metais tóxicos a partir de soluções aquosas: otimização utilizando algoritmo genético. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9)
Abstract in Portuguese: Vários materiais lignocelulósicos têm sido estudadas como adsorventes incluindo substratos celulósicos, bagaço de cana, bagaço de caju e casca de coco. Uma importante vantagem da utilização de fibras naturais como adsorventes é a disponibilidade de fontes renováveis da natureza, os custos baixos, a biodegradabilidade, bem como as propriedades mecânicas excelentes. Neste trabalho foi avaliado a capacidade de modificação do adsorvente caule da mamoneira com poli(acrilamida-co-ácidoacrílico). O tratamento alcalino pelo qual foi submetido o material foi determinante para disponibilização de grupos hidroxilas par a reação de modificação. A adsorção e remoção mais eficaz dos íons metálicos estudados foi 15% (m/v). A ativação favoreceu a dissolução de lignina e hemicelulose liberando mais hidroxilas para reação. Resultados do planejamento experimental mostrou que os fatores estudados influenciaram cada adsorção de metal de forma diferente, sendo a temperatura não significativa no intervalo estudado. O estudo de planejamento utilizando o algorítimo genético demostrou que a seleção natural( genes) aplicada aos experimentos de adsorção foi favorável. A cinética de adsorção indicou que o equilíbrio de adsorção foi alcançado dentro de 15 minutos sendo o modelo de pseudo segunda ordem melhor aplicado. A análise das isotérmicas pelo modelo não-linear demonstrou que no geral os dados experimentais se ajustam bem ao modelo de Langmuir.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45452
metadata.dc.type: Outros
Appears in Collections:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_dqmelo.pdf50,08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.