Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45458
Title in Portuguese: O facebook como ferramenta pedagógica para o ensino de tipos e gêneros textuais
Author: Silva, Talyson Marques da
Costa, Expedito Wellington Chaves
Keywords: Aprendizagem
Educação
Internet
Formação dos profissionais da educação
Issue Date: 2015
Publisher: IFCE
Citation: SILVA, Talyson Marques da; COSTA, Expedito Wellington Chaves. O facebook como ferramenta pedagógica para o ensino de tipos e gêneros textuais. In: SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da (orgs.). Arte e docência. Fortaleza: IFCE, 2015. p. 291-303.
Abstract in Portuguese: O presente artigo tem por objetivo primeiro colaborar com a formação dos professores de Língua Portuguesa no ensino de tipos e gêneros textuais a alunos do primeiro ano do ensino médio. Tem-se percebido com frequência que os professores estão dispostos a inovar em sala de aula, recorrendo à ludicidade para abordar os conteúdos curriculares. Neste sentido, com a experiência docente PIBID, propõe-se o uso da rede social facebook como uma ferramenta para o ensino de tais teorias. Este artigo apresenta conceitos de tipos e gêneros textuais, de alguns teóricos, dentre eles Bakthin (2000), Travaglia (2002) e Marcuschi (2002), haja vista a capacitação e fundamentação teórica dos professores. Neste trabalho destaca-se também o relato da experiência do PIBID de Letras do Instituto Federal do Ceará - campus Crateús ao usar o facebook como ferramenta lúdica e pedagógica, mostrando resultados parciais e o que ainda será feito na continuação dessa proposta. Os resultados, embora ainda parciais, já demonstram maior interesse dos alunos na aprendizagem de Língua Portuguesa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45458
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
ISBN: 978-85-420-0661-2
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_capliv_tmsilvaewccosta.pdf8,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.