Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45505
Tipo: Artigo de Evento
Título: O estado de guerra em Hegel
Autor(es): Macedo, Rodrygo Rocha
Palavras-chave: Direito;Conflito;Filosofia
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: ANFOP
Citação: MACEDO, Rodrygo Rocha. O estado de guerra em Hegel. In: CARVALHO, Marcelo; PERTILLE, José Pinheiro;TASSINARI, Ricardo Pereira (orgs.). ENCONTRO ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA- ANFOP, 16., 27-31 out. 2014, Campos do Jordão (SP). Anais... São Paulo: ANPOF, 2015. p. 253-264. Tema: Hegel.
Resumo: Hegel apresenta, a partir do parágrafo 330 de sua obra Filosofia do Direito (FD), o que seja o direito estatal externo. O filósofo reputa o referido termo como terreno jurídico onde os governos se movem e deliberam juntamente com outros governos acerca de assuntos pertinentes à mutualidade de suas existências. Delineando a relação dos Estados como entes autônomos e portadores de vontades nem sempre harmônicas entre si, Hegel considera que a soberania nacional (entendida como o conjunto de atos que o Estado pode perpetrar para preservar sua unidade e características intrínsecas ante influxos e ameaças externas) possui limites. Todavia, na discordância de interesses entre os governos, inexiste uma instância política superior promotora da concórdia que seja convocada em situações litígio. Justamente nesse aspecto onde paira a dúvida sobre quem ou o que seria mediador capaz e bastante para arbitrar os termos das tensões entre Estados, uma leitura apressada do texto hegeliano leva a inferir a guerra como instrumento único e alternativo de solução para conflitos. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45505
ISBN: 978 85 88072 19 0
Aparece nas coleções:PPGFILO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_rrmacedo.pdf468,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.