Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45506
Tipo: Artigo de Evento
Título: O Estado como fundamento da história em Hegel
Autor(es): Teles, Pedro Henrique Fontenele
Palavras-chave: Filosofia;Política;Estado
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: ANFOP
Citação: TELES, Pedro Henrique Fontenele. O Estado como fundamento da história em Hegel. In: CARVALHO, Marcelo; PERTILLE, José Pinheiro;TASSINARI, Ricardo Pereira (orgs.). ENCONTRO ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA- ANFOP, 16., 27-31 out. 2014, Campos do Jordão (SP). Anais... São Paulo: ANPOF, 2015. p. 278-288. Tema: Hegel.
Resumo: Esta pesquisa tem como foco um dos objetos centrais da Filosofia Política: o Estado. A importância dessa temática se origina das permanentes dificuldades jurídicas, morais e éticas que as organizações sociopolíticas humanas vêm sofrendo desde o início da história da humanidade. Além disso, tal temática é particularmente importante nos dias atuais, com a onda de protestos que vem se espalhando pelo Brasil e a mudança de mentalidade dos brasileiros, que passam cada vez mais a cobrar do Estado a prestação de serviços públicos de qualidade, assim como o combate efetivo à corrupção e à má gestão de recursos públicos no país. Diante disso, como forma de agregar valor e trazer um aprofundamento a tão relevante discussão, pretende-se tratar a questão acerca do Estado sobre uma perspectiva histórico-filosófica, expondo não apenas o Estado em suas estruturas essenciais, mas também o modo como ele se constitui no fundamento da história da humanidade.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45506
ISBN: 978 85 88072 19 0
Aparece nas coleções:PPGFILO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_phfteles.pdf458,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.