Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45507
Tipo: Artigo de Evento
Título: Objetivação e essência genérica em Ludwig Feuerbach
Autor(es): Santos, João Batista Mulato
Palavras-chave: Filosofia;Sociedade;Estudo
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: ANFOP
Citação: SANTOS, João Batista Mulato. Objetivação e essência genérica em Ludwig Feuerbach. In: CARVALHO, Marcelo; PERTILLE, José Pinheiro;TASSINARI, Ricardo Pereira (orgs.). ENCONTRO ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA- ANFOP, 16., 27-31 out. 2014, Campos do Jordão (SP). Anais... São Paulo: ANPOF, 2015. p. 348-353. Tema: Hegel.
Resumo: O filósofo alemão Ludwig Feuerbach (1804-1872) ainda é pouco conhecido no Brasil, mas isso não quer dizer que suas obras sejam portadoras de irrelevante significação para a filosofia. Feuerbach geralmente é associado à corrente filosófica do materialismo científico, muito difundida no século XIX, e a pensadores como Karl Marx e Friedrich Hegel. Este último foi seu grande mestre que, entretanto, o filósofo tornou-se um de seus maiores críticos. Podemos seguramente afirmar que a religião cristã, que é o objeto de estudo desta pesquisa, é também o principal objeto de críticas do pensador. Ela é analisada por sua teoria da objetivação na qual ele ressalta a importância dos objetos para compreensão da essência humana e desta forma torna-se seu principal meio ou até mesmo o único instrumento para esta análise.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45507
Aparece nas coleções:PPGFILO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_jbmsantos.pdf383,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.