Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45641
Title in Portuguese: Entre o exercício espiritual e a dissertação filosófica: A escrita no ensino de Filosofia no ensino médio
Title: Between spiritual exercise and philosophical dissertation: Writing in High School Philosophy Teaching
Author: Medeiros, Loan dos Santos
Advisor(s): Araújo, Hugo Filgueiras de
Keywords: Escrita filosófica
Ensino de Filosofia
Oficina de Conceitos
Didática do Ensino de Filosofia
Exercícios espirituais
Issue Date: 2019
Citation: MEDEIROS, Loan dos Santos. Entre o exercício espiritual e a dissertação filosófica: A escrita no ensino de Filosofia no ensino médio. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Portuguese: O objeto desta pesquisa é a prática da escrita nas aulas de Filosofia no Ensino Médio e analisar as dificuldades para a sua aplicação. A partir de uma revisão bibliográfica da relação entre escrita e filosofia em Platão e nos filósofos helenísticos, percebemos a escrita como um exercício espiritual, no sentido dado por Pierre Hadot e Michel Foucault em suas análises da filosofia antiga. Desta forma, podemos pensar a importância da escrita quando aproximamos essa noção de exercício espiritual com a proposta de um ensino ativo de Filosofia defendido por Silvio Gallo e Alejandro Cerletti. Assim, além de analisar a importância da escrita no processo de ensino da Filosofia, busca-se de forma secundária analisar a relação da escrita dentro do livro didático de Filosofia e seu uso dentro do processo avaliativo. No campo empírico, utilizamos o modelo de aula como oficina de conceitos, proposta por Gallo como eixo norteador da nossa pesquisa-ação em sala de aula e nela iremos introduzir o uso escrita. Como procedimento de coleta de dados, recorremos ao grupo focal, realizado com alunos do 3º Ano da E. E. F. M. Deputado Joaci Pereira. Através da análise das redações dos alunos, assim como discussões em sala de aula, registradas em caderneta de campo, observamos as dificuldades encontradas, tais como a dificuldade da leitura dos textos filosóficos, assim como o domínio da sua própria língua, propomos algumas soluções para que a escrita possa ser mais bem utilizada nas aulas de filosofia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45641
Appears in Collections:PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_dis_lsmedeiros.pdf7,21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.