Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4565
Título: Misticismo e artesanato
Autor(es): ALVIM, Rosilene
Palavras-chave: Misticismo - Juazeiro do Norte (CE)
Religião e cultura - Juazeiro do Norte (CE)
Artesãos - Juazeiro do Norte (CE)
Cícero, Padre, 1844-1934
Data do documento: 1971
Editor: http://www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: ALVIM, R. (1971)
Resumo: Meu objetivo neste trabalho é detectar as causas que permitiram a criação e o posteri.or desenvolvimento de Juàzeiro do Norte . Para isto, levantarei algumas perguntas sôbre a importância do padre Cícero no processo que deu origem a uma cidade com características místicas que podemos apontar como responsáveis pelo grande número de artesanatos ali existentes. Juàzeiro é, depois da capital, o maior centro urbano do Estado do Ceará. Sua população, segundo resultados preliminares do censo de 1970, é de noventa mil habitantes e se encontra concentrada em cêrca de 60% na área urbana do município . Qual seria, no entanto, a fonte de onde emana o caráter místico que mencionei? Para que esta pergunta possa ser respondida será necessário voltar a 1872, ocasião da chegada do padre Cícero a Juàzeiro . Outros fatôres serão considerados: a situa.ção sócio-econômica da população nordestina na época; especificidade da região do Cariri, :pólo de migração para os sertanejos das áreas adjacentes; e, finalmente, a orientação "renovadora" que a Igreja procurou introduzir no nordeste a partir dos meados do século XIX. Meu interêsse na história de Juàzeiro surgiu em função de um estudo que ora desenvolvo . Nêle procuro apreender os valôres em que se encontram inseridos os trabalhadores da atividade artesanal do ouro existente em Juàzeiro do Norte . Em virtude da presença na cidade dos dois elementos, artesanato-misticismo, que formam um todo indissociável, fui levada a buscar a explicação do surgimento desta relação. No presente artigo somente abordarei êste aspecto, ou seJa, serão buscadas as origens históricas da relação que podem ser apreendidas através de dois momentos que se sucederam historicamente: a) o aparecimento do padre Cícero em Juàzeiro do Norte
Descrição: ALVIM, Rosilene. Misticismo e artesanato. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 67-82, 1971.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4565
ISSN: 0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1971_art_RAlvim.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.