Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4567
Título: Apontamentos críticos sobre os estudos de fertilidade
Autor(es): PANTARRA, Neide L.
Palavras-chave: Fertilidade
Crescimento demográfico
Desenvolvimento econômico
Política populacional
América Latina - Desenvolvimento econômico
Data do documento: 1972
Editor: http://www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: PANTARRA, N. L. (1972)
Resumo: Este trabalho é produto de uma série de seminários realizados no Centro de Estudos de Dinâmica Populacional (CEDIP) da U.S.P., no segundo semestre de 1971, que contou com a participação de um grupo de pessoas que, por distintas razões, partilhavam o mesmo interesse, qual seja, o de discutir as bases teóricas e metodológicas dos estudos de fertilidade. Tanto nos mencionados seminários como na redação deste trabalho partiu-se de duas idéias fundamentais. Primeiro, a de que os estudos de família e fertilidade, de uma maneira geral, são de caráter descritivo e insuficientes para uma interpretação, propriamente dita, do comportamento reprodutivo. As limitações desses estudos se tornam mais evidentes no caso de países não desenvolvidos, especialmente da América Latina, onde além da transposição de conceitos utilizados no caso de países desenvolvidos, a dicotomia tradicional moderna é utilizada como categoria central explicativa das diferenças de níveis e tendências da fertilidade. Segundo, a de que as pesquisas de fertilidade, tal como foram concebidas nesses países contêm, subjacentemente, um projeto de desenvolvimento, fornecendo subsídios para a elaboração de políticas populacionais.
Descrição: PANTARRA, Neide L. Apontamentos críticos sobre os estudos de fertilidade. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 175-196, 1972.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4567
ISSN: 0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1972_art_NLPantarra.pdf2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.