Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45685
Tipo: Resumo
Título: A Memória das Árvores - encenação e performance no cinema de Naomi Kawase
Autor(es): Oliveira, Eduardo dos Santos
Codato, Henrique
Palavras-chave: Performance;Naomi Kawase;Encenação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: OLIVEIRA, Eduardo dos Santos; CODATO, Henrique. A Memória das Árvores - encenação e performance no cinema de Naomi Kawase. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Este trabalho é um work in progress do que pretendo obter ao fim de minha pesquisa de mestrado em Comunicação. Um ponto de partida, o apontar para um caminho. O presente texto envolve o cruzamento de dois artigos acadêmicos fabricados ao longo do período de 2016.1. Um primeiro, realizado na disciplina “Modulações do duplo: a morte no cinema contemporâneo”, ministrada pelo professor Henrique Codato, no qual busco discorrer acerca das estratégias de encenação utilizadas pela realizadora japonesa Naomi Kawase em dois de seus filmes, Em Seus Braços e Céu, Vento, Fogo, Água, Terra, considerando a ideia de que as imagens dessas obras lidariam constantemente com desaparecimentos e ausências tanto na ordem dos campos fílmicos quanto dos afetos da realizadora. E o segundo, elaborado na disciplina “Tópicos Especiais IV”, ministrada pelo professor Kaciano Barbosa Gadelha, no qual tento analisar o primeiro filme mencionado a partir de dois domínios da performance assinalados pela autora Diana Taylor: o arquivo e o repertório. O campo conceitual da pesquisa envolve um diálogo entre conceitos oriundos dos estudos do cinema e temas dos estudos da performance. Aqui, a proposta gira em torno de uma tentativa de observar o cinema de Naomi Kawase, mais especificamente seus documentários, a partir da força performativa do corpo da realizadora, cujas obras seriam produzidas menos com a intenção de representar sua história pessoal ou de sua família e mais de experimentar passados incertos, de falar de lembranças fragmentadas. Sobre colocar memórias em movimento, revisitar arquivos, atualizar repertórios, reimaginar o passado com a (e a partir) da imagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45685
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_esoliveira.pdf51,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.