Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45728
Tipo: Dissertação
Título: Tirésias: mito, paixão e cinema
Autor(es): Moura, Gracielly Dias de
Orientador: Brunello, Yuri
Palavras-chave: Mitologia grega;Tirésias;Cinema;Tiresia;Semiotics
Data do documento: 2019
Citação: MOURA, Gracielly Dias de. Tirésias: mito, paixão e cinema. 2019. 123f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: Esta pesquisa constitui um estudo comparativo entre uma variante do mito grego de Tirésias presente na Biblioteca Mitológica, de Apollodoro (2016), e a obra cinematográfica intitulada Tiresia, de Bertrand Bonello (França, 2003), que faz referência ao mito. Tirésias, tanto no mito quanto no filme, foi aquele que experienciou ser homem, transformou-se em mulher, retornou à forma masculina e adquiriu o dom da vidência. Com o intuito de identificar os elementos de aproximação e de distanciamento entre as duas obras, a partir dos postulados de Greimas e Courtés (1979), e dos semioticistas Diana de Barros (2002), Fiorin (1995) e Bertrand (2003), empreende-se uma análise do percurso gerativo de sentido do mito e do filme, que se volta para a identificação dos elementos em comum nas duas obras, nos diferentes níveis de produção de sentido: o discursivo, o narrativo e o fundamental. Interessa investigar o que essa nova forma midiática, o filme, retém do mito a que faz referência, e o que de novo a ele acrescenta. Para tanto, a escolha da análise semiótica discursiva e do percurso gerativo de sentido proposto por Greimas se dá pelo fato de ser a semiótica discursiva um campo que se dedica a investigar o texto narrativo a partir de sua estrutura, que pressupõe diferentes níveis do processo de produção de sentido. Após a análise do percurso gerativo, empreende-se a análise de ordem patêmica, de acordo com a obra Semiótica das paixões, de Greimas e Fontanille (1998). A partir do modelo canônico proposto pelos autores, identifica-se o sentimento motor que impulsiona os actantes a transitar de um estado para outro de maneira singular, não a partir da perspectiva apenas da ação e das coisas, mas da emoção, que atualiza o estado dos sujeitos. O objetivo principal deste estudo é, a partir das análises empreendidas, demonstrar que, mesmo equidistantes quanto ao contexto espacial, temporal e social de suas produções, as duas obras tratam essencialmente de temas que eram caros ao homem na Grécia antiga e ainda o são na contemporaneidade: a disputa de poder entre os gêneros masculino e feminino movida pelas paixões da rivalidade e do ciúme e, no nível mais profundo do percurso gerador de sentido, a relação entre natureza e cultura.
Abstract: This research is a comparative study between a variant of the Greek myth of Tiresias present in the Biblioteca Mitológica of Apolodoro (2016), and the cinematographic work titled Tiresia, by Bertrand Bonello (France, 2003), which refers to the myth. Tiresias, both in the myth and in the film, experienced being a man, was transformed into a woman, and back to the masculine form, acquiring the gift of clairvoyance. In order to identify the elements of approximation and detachment between the two works, from the postulates of Greimas and Courtés (1979), and from the semioticists Diana de Barros (2002), Fiorin (1995) and Bertrand (2003), we undertake an analysis of the generative path of meaning of the myth and the film, proceeding with the identification of the elements in common in the two works, on different levels of meaning production: the discursive, the narrative and the fundamental one. It is important to investigate what this new media, the film, retains from the myth, and what it adds to it. Therefore, the choice of the semiotic discourse analysis and the generative path of meaning proposed by Greimas is due to the fact that discourse semiotics is a field dedicated to investigating the narrative text from its structure, which presupposes different levels of the meaning production process. After the analysis of the generative path, the analysis of the pathological order is undertaken, according to the work Semiótica das paixões, by Greimas and Fontanille (1998). From the canonical model proposed by the authors, the motor feeling that drives the actants to transition from one state to another is identified, not from the perspective of action and things alone, but from the emotion, which updates the state of the subjects. The main objective of this study is, based on the analyses undertaken, to demonstrate that, even though being equidistant in terms of spatial, temporal and social context of their productions, the two works essentially deal with themes that were dear to man in ancient Greece and are still in the contemporaneity: the dispute of power between the male and female genres driven by the passions of rivalry and jealousy and, at the deepest level of the generative path of meaning, the relationship between nature and culture.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45728
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_gdmoura.pdf9,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.