Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45747
Title in Portuguese: Concepções e práticas pedagógicas do núcleo de cordas friccionadas da escola de música de Sobral-Ce.
Author: Costa, José Wanderley Alves
Advisor(s): Benvenuto, João Emanoel Ancelmo
Keywords: Educação musical
Música e transformação social
Ensino coletivo de instrumentos músicais
Música e Cidadania
Issue Date: 2014
Citation: COSTA, J.W.A. (2014)
Abstract in Portuguese: A presente pesquisa tem como intuito analisar as práticas pedagógicas do Núcleo de Cordas Friccionadas da Escola de Música de Sobral Maestro José Wilson Brasil, buscando compreender como se realiza, no referido Núcleo, o processo de ensino e de aprendizagem que, além de estar se revelando eficaz na formação musical de seus estudantes, parece estar influenciando, também, de forma notável, na formação humana e profissional dos mesmos. Portanto, a pesquisa tem por objetivo investigar as concepções teóricas que embasam as práticas pedagógicas do Núcleo de Cordas Friccionadas da Escola de Música de Sobral Maestro José Wilson Brasil e suas relações com a formação musical, humana e, até, profissional dos seus estudantes. O referencial teórico escolhido aborda temas relacionados ao ensino da música como instrumento de transformação social, principalmente à luz do que escreveu Flávia Cruvinel (2005). Outro tema importante pesquisado aqui diz respeito à relação pedagógica professor-aluno, considerada fundamental para o processo de ensino e de aprendizagem, sendo responsável, em muitos casos, pela perseverança do estudante no curso e por sua permanência na Escola, como se poderá ver na fala dos professores entrevistados. O artigo de Arlete e Faria (2010), sobre a construção do afeto na educação, trouxe idéias bastante claras sobre a importância da afetividade no processo de ensino e de aprendizagem, já que o conhecimento e a afetividade não podem ser desvinculados no processo de formação humana desde os primeiros momentos da vida da criança. O procedimento metodológico desta investigação é do tipo qualitativo, utilizando-se como recurso de pesquisa a aplicação de questionários e a entrevista semi-estruturada. De acordo com os dados analisados, a presente pesquisa mostra que há uma estreita relação entre as práticas pedagógicas daquele Núcleo de Cordas Friccionadas e a adoção de atitudes e comportamentos adequados à construção da cidadania e da autonomia criativa na área da Música. Por fim, o presente trabalho quer contribuir para o aprofundamento da reflexão sobre as relações entre as práticas pedagógicas adotadas não apenas no Núcleo de Cordas Friccionadas da Escola de Música de Sobral Maestro José Wilson Brasil, mas, também, nos outros Núcleos lá existentes, em salas de aula das escolas brasileiras e o futuro dos alunos no campo musical, dentro e fora da escola, na sua interação com os demais cidadãos, responsáveis pela construção de uma sociedade em que as relações humanas sejam cada vez mais solidárias e harmônicas.
Abstract: This research has the intention to analyze the pedagogical practices of rubbed String Core Sobral School of Music Maestro Joseph Wilson Brazil, trying to understand how it happens, in that core, the process of teaching and learning that in addition to being unfolding effective in musical education of their students, appears to be influenced, too, notably, the human and professional training to them. Therefore, the research aims to investigate the theoretical concepts that support the teaching practices of rubbed String Core Sobral School of Music Maestro Joseph Wilson Brazil and its relations with musical training, human and even professional lives of its students. The themes chosen addresses theoretical framework related to music education as instrument of social transformation, particularly in light of what she wrote Flavia Cruvinel (2005). Another important issue studied here concerns the pedagogical teacher-student relationship, considered essential to the process of teaching and learning, accounting, in many cases, the student's perseverance in the course and their stay at the school, as will be seen in speaks of the teachers interviewed. The article by Arlette and Faria (2010), on the construction of affect in education, brought very clear ideas about the importance of affectivity in the teaching and learning, since the knowledge and affection can not be disconnected in the training process human from the first child's existence. The methodological approach of this research is qualitative approach, using as research using questionnaires and semi-structured and in-depth interview. According to the data analyzed, this research shows that there is a close relationship between the pedagogical practices that rubbed String Core and the adoption of attitudes and behaviors appropriate to the construction of citizenship and creative autonomy in the area of Music. Finally, this paper aims to contribute to the further reflection on the relationship between pedagogical practices not only rubbed String Core Sobral School of Music Maestro Joseph Wilson Brazil, but also in the other there existing Clubs, classrooms of Brazilian schools and the future of the students in the musical field, within and outside the school, in its interaction with other citizens, responsible for building a society in which human relationships are increasingly united and harmonious.
Description: COSTA, J.W.A. Concepções e práticas pedagógicas do núcleo de cordas friccionadas da escola de música de Sobral-Ce. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45747
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_tcc_jwacosta.pdf745,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.