Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45802
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Questões atuais sobre a reforma curricular
Autor(es): Ribeiro, Luís Távora Furtado
Palavras-chave: Reforma do currículo;Educação;Formação do cidadão;Pedagogia
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Questões atuais sobre a reforma curricular. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p. 132-145.
Resumo: Existem pelo menos dois grandes níveis ou instâncias que podem definir o currículo. A primeira delas, mais ampla e permanente, é o Estado. A segunda, mais específica e transitória, o Governo. Cabe ao Estado definir, se possível para um longo período, aspectos de organização, legislação geral e administração das práticas escolares, ao passo que os governos seriam responsáveis pela manutenção do sistema, pela avaliação e ação no âmbito educacional. Em outras palavras, caberia ao Estado estabelecer as linhas gerais da organização da educação e da escola, e aos diferentes governos implementar políticas para que a educação atingisse certos objetivos. Nesse sentido, o lócus privilegiado da materialização do currículo seria a escola, e seus atores principais seriam os professores e alunos. De maneira ampla, o grande objetivo da educação e do currículo seria então o de promover a formação de atores produtivos e autônomos. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45802
ISBN: 978-85-7282-389-0
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_capliv_ltfribeiro.pdf8,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.